Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/98931
Title: | Relatório de estágio desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma B do 7º ano, no ano letivo 2015-2016 | Other Titles: | A influência dos estilos de ensino por comando e tarefa no tempo de empenhamento motor | Authors: | Marques, Hugo Manuel Freire | Orientador: | Abreu, Antero Filipe Rocha | Keywords: | Educação Física; Processo Ensino-Aprendizagem; Estilos de Ensino; Comando; Recíproco; Empenhamento Motor; Physical Education; Teaching-Learning Process; Teaching Styles; Command; Task; Time of Physical Activity | Issue Date: | 2016 | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | Este relatório de estágio descreve e analisa criticamente toda a prática pedagógica
realizada durante a concretização do estágio pedagógico. Esta fase de formação
representa a conclusão de um ciclo de estudos e representa a relação entre os
conceitos assimilados durante a fase de aquisição de conhecimento e a aplicação das
aprendizagens desenvolvidas com vista à obtenção de competências pedagógicas e
profissionais em contexto prático. O estágio pedagógico foi desempenhando na
Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, junto da turma B do 7º ano, no ano
letivo 2015/ 2016. A concretização deste relatório tem como objetivo fundamental a
análise e reflexão crítica do trabalho desenvolvido, no âmbito da prática docente.
Simultaneamente ao estágio pedagógico, foi desenvolvido o tema-problema que
estudou a influência dos estilos de ensino por tarefa e comando no tempo de
empenhamento motor. Os estilos de ensino traduzem uma das formas de prática
pedagógica do professor de Educação Física. O processo ensino-aprendizagem é
influenciado pelo professor, aluno e contexto em que estão inseridos. A literatura
mostra-nos que, em algumas circunstâncias, o tempo de empenhamento motor pode
traduzir-se em tempo potencial de aprendizagem. This internship report describes and critically analyses all pedagogical practice carried out during the implementation of the teaching practice. The document present below includes all the process of acquiring skills necessary as future physical education teacher. The internship was accomplished in middle school Infanta D. Maria in Coimbra with class B of 7th grade in school year of 2015/2016. Regarding teachinglearning process, the main objective of this report is to analyse critically the work within teaching practice. Simultaneously, during the internship, was developed a study about the Spectrum of Teaching Styles. In one of the theories, that defines teaching process in Physical Education. The process can be change by teacher, learner and environment. Literature shows that time of physical activity sometimes increases learning process. This study pretends to analyse the influence of teaching styles (Command and Task) in physical activity during physical education classes. |
Description: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/98931 | Rights: | embargoedAccess |
Appears in Collections: | FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg1516_Hugo_Marques.pdf | 1.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
214
checked on Oct 29, 2024
Download(s)
71
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.