Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97434
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores com a turma do 12ºD no ano letivo 2020/2021
Other Titles: TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT THE QUINTA DAS FLORES ELEMENTARY AND SECONDARY SCHOOL WITH THE 12D CLASS IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAR
Authors: Almeida, Nelson Martins
Orientador: Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Professor Estagiário; Motivação; Confinamento; Physical Education; Techer Training; Practice Teacher; Motivation; Lockdown
Issue Date: 17-Dec-2021
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES COM A TURMA DO 12ºD NO ANO LETIVO 2020/2021
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O presente Relatório de Estágio corresponde à conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, culminando no Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma D, do 12º ano, no ano letivo 2020/2021.O Estágio Pedagógico é o momento da aplicação de todos os conhecimentos adquiridos durante a formação académica, tendo esta sido realizada em contexto real e supervisionado, permitindo que este vivencie o quotidiano de um professor de Educação Física. Neste relatório estão descritas as estratégias, experiências vivenciadas, os sentimentos, e decisões tomadas ao longo do estágio pedagógico, descrevendo os procedimentos realizados no planeamento, na realização e na avaliação. Através de reflexões críticas, pretendemos narrar as experiências vivenciadas ao longo do ano letivo.A estruturação deste Relatório de Estágio encontra-se dividido em três capítulos. No primeiro capítulo, é apresentada a contextualização da prática pedagógica, descrevendo as expectativas iniciais e a caracterização do contexto; o segundo capítulo encontra-se dividido em quatro áreas: Atividades de Ensino Aprendizagem, Organização e Gestão Escolar, Projetos e Parcerias Educativas e Atitude Ético-profissional; o último capítulo é respeitante à apresentação do tema-problema, que foi desenvolvido ao longo do ano letivo, cujo título é “As diferenças da motivação dos estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física antes e após o confinamento”.
This Internship Report corresponds to the conclusion of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra, culminating in the Teacher Training developed at the “Escola Básica e Secundária, Quinta das Flores”, where I worked with class D, from the 12th grade, in the academic year 2020/2021.Teacher Training is the moment to apply all the knowledge acquired during academic training, this time in a real and supervised environment, promoting the experience of the daily life of a Physical Education teacher.This report describes the strategies, experiences, feelings, and decisions made during the pedagogical stage, describing the procedures performed in planning, conducting and evaluating. Through critical reflections, we intend to narrate the experiences lived during the school year.The structure of this Internship Report is divided into three chapters. In the first chapter, the contextualization of the pedagogical practice is presented, describing the initial expectations and the characterization of the context. The second chapter is divided into four areas: Teaching- Learning activities, Organization and School Management, Educational Projects and Partnerships and Ethical-Professional Attitude. The last chapter is related to the presentation of the problem-theme, which was developed during the school year, that of which the title is “Differences in the motivation of Basic and Secondary education students for Physical Education before and after Lockdown”.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97434
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2021_Nelson_Almeida.pdf3.44 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

30
checked on Feb 20, 2024

Download(s)

65
checked on Feb 20, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons