Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97387
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Tábua com a turma do 12º TB no ano letivo 2020/2021: estudo da perceção dos professores estagiários – orientadores sobre a avaliação coparticipada
Outros títulos: TRAINEE REPORT DEVELOPED AT THE HIGH SCHOOL OF TÁBUA WITH THE CLASS 12ºTB IN THE SCHOOL YEAR 2020/2021: STUDY OF THE PERCEPTION OF TRAINEE TEACHERS - SUPERVISORS ON THE CO-PARTICIPATED EVALUATION
Autor: Gonzalez, Gustavo Luis de Queiroz Barbosa
Orientador: Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
Palavras-chave: Avaliação; Planeamento; Coparticipda; Evaluation; Planning; Co-participated
Data: 15-Jul-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TÁBUA COM A TURMA DO 12º TB NO ANO LETIVO 2020/2021: ESTUDO DA PERCEÇÃO DOS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS – ORIENTADORES SOBRE A AVALIAÇÃO COPARTICIPADA
Local de edição ou do evento: Escola Secundária de Tábua
Resumo: Este projeto foi realizado no âmbito da unidade curricular de Investigação-Ação, integrada no segundo ano do Mestrado de Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, e tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento das competências de investigação dos futuros docentes, e para o fomento de uma atitude investigadora sobre a realidade do meio educativo. “Neste quadro, a experiência de investigação aplicada que se apresenta antecipa e informa uma prática futura de questionamento e de ações de pesquisa que permitam ao docente sustentar decisões de melhoria e de desenvolvimento pessoal”. O presente estudo surgiu da necessidade de obter a perceção dos professores estagiários e orientadores relativamente à Avaliação Coparticipada, através do tratamento estatístico dos dados recolhidos após o preenchimento de um questionário apresentado aos mesmos, nos diferentes núcleos de estágio. O objetivo desta temática é reunir informação sobre a aplicação de uma estratégia de Avaliação Coparticipada, em que o aluno é chamado a intervir no processo de avaliação, promovendo progressivamente a apropriação e regulação do próprio processo de aprendizagem. Num primeiro momento, para avaliar a perceção dos estagiários foi-lhes solicitado que respondessem ao questionário “Avaliação Coparticipada em Educação Física”. A amostra foi composta pelos alunos estagiários dos diferentes núcleos de estágio e a amostra foi de 15 indivíduos.Já num segundo momento, foi solicitado aos orientadores de todos os núcleos de estágio que preenchessem o mesmo questionário, sendo que estes apenas responderam a dois pontos do documento, foram eles o “planeamento” e “durante a aula”.
This project was developed within the scope of the Action Research curricular unit, integrated in the second year of the Master's Degree in Physical Education in Basic and Secondary Education, and its main objective is to contribute to the development of research skills of future teachers, and to the promotion of an investigative attitude about the reality of the educational environment.“In this context, the experience of applied research that is presented anticipates and informs a future practice of questioning and research actions that allow teachers to sustain decisions for improvement and personal development”.The present study arose from the need to obtain the perception of trainee teachers and supervisors regarding the Co-Participated Assessment, through the statistical treatment of data collected after filling out a questionnaire presented to them, in the different internship centers. The objective of this theme is to gather information about the application of a Co-Participated Assessment strategy, in which the student is called to intervene in the assessment process, progressively promoting the appropriation and regulation of the learning process itself. At first, in order to assess the trainees' perception, they were asked to answer the questionnaire “Co-participation in Physical Education”. The sample consisted of 15 individuals, interns from different internship centers. In a second moment, the supervisors of all the internship centers were asked to fill out the same questionnaire, and they only answered two points in the document, the points were “planning” and “during class”. Microsoft Excel was used for the treatment of statistical data.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97387
Direitos: openAccess
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