Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97377
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º Ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma do 8ºB no ano letivo 2020/2021. As Motivações dos alunos do Ensino Básico para a Educação Física.
Other Titles: Teacher Training Report developed at the Elementary School of the 2nd and 3rd Cycle Dr.ª Maria Alice Gouveia with the 8th grade B class in the 2020/2021 school year. The Motivations of Elementary Education Students for Physical Education.
Authors: Belo, Tiago Miguel Vaz
Orientador: Gonçalves, Carlos Eduardo Barros
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Motivações; Physical Education; Teacher Training; Motivations
Issue Date: 14-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º Ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma do 8ºB no ano letivo 2020/2021. As Motivações dos alunos do Ensino Básico para a Educação Física.
Place of publication or event: Escola Básica do 2º e 3º Ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia
Abstract: Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular “Relatório de Estágio”, do segundo ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra. Tendo o mesmo uma conotação descritiva, reflexiva e crítica sobre as atividades, dificuldades e aprendizagens que foram realizadas ao longo deste estágio pedagógico na EB 2/3 Drª Maria Alice Gouveia neste ano letivo 2020/2021.O mesmo estará dividido em duas partes, a primeira relativa às experiências vividas neste ano letivo, e a segunda relativa ao tema-problema abordado. A primeira parte irá conter as diferentes caracterizações do contexto escolar, as aprendizagens e experiências alcançadas nas diferentes dimensões pedagógicas, no planeamento, ação e avaliação, além das atividades da organização e gestão escolar e dos projetos e parcerias educativas.A segunda parte, irá abordar o tema-problema “As motivações dos alunos do ensino básico para a Educação Física” que teve como objetivo perceber quais são as principais motivações dos estudantes do ensino básico para a Educação Física, analisando, relacionando e comparando através do uso de estatística descritiva e inferencial, variáveis como o género, participação no desporto escolar e estado maturacional. Neste estudo foi possível determinar que os fatores de prazer/ocupação de tempos livres, forma física e afiliação geral foram os que obtiveram melhores resultados no sexo feminino, enquanto no sexo masculino, além dos citados, também os fatores de competição, desenvolvimento e afiliação específica obtiveram resultados significativos, é também de destacar que os alunos participantes no desporto escolar revelaram níveis elevados de motivação em praticamente todos os fatores.
This report was carried out within the scope of the curricular unit “Internship Report”, from the second year of the Master in Physical Education Teaching in Elementary and Secondary Education at the University of Coimbra. It has a descriptive, reflective and critical connotation about the activities, difficulties and learning that were carried out during this teacher trainig at EB 2/3 Drª Maria Alice Gouveia in this academic year 2020/2021.It will be divided into two parts, the first relating to the experiences lived in this school year, and the second relating to the topic-problem addressed.The first part will contain the different characterizations of the school context, the learning and experiences achieved in the different pedagogical dimensions, in planning, action and evaluation, in addition to the activities of school organization and management, and educational projects and partnerships.The second part will address the theme-problem "The motivations of elementary education students for Physical Education", which aimed to understand what are the main motivations of elementary education students for Physical Education, analyzing, relating and comparing through the use of descriptive and inferential statistics, variables such as gender, participation in school sports and maturation status. In this study, it was possible to determine that the factors of pleasure/use of free time, physical fitness and general affiliation were the ones that obtained better results in females, while in males, in addition to those mentioned, also the factors ofcompetition, development and specific affiliation obtained significant results, it is also noteworthy that students participating in school sports showed high levels of motivation in practically all factors.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97377
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2021_Tiago_Belo.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

61
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

55
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons