Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97187
Título: Criação da identidade visual e dos interfaces com o utilizador
Outros títulos: Para um sistema multiplataforma nas áreas da produtividade e da mobilidade
Autor: Santos, Bruno Filipe Fonseca
Orientador: Bicker, João
Cabral, Bruno Miguel Brás
Palavras-chave: Identidade visual; Landing pages; Plataforma web; Aplicação móvel; User experience design; User interface design; Guia de estilos; Visual identity; Landing pages; Web platform; Mobile app; User Experience Design; User Interface Design; Style guides
Data: Set-2016
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente trabalho explora a criação de identidades visuais e de interfaces, em particular as landing pages, as plataformas web e as aplicações móvel, num contexto de multiplataforma relativo às áreas da produtividade e da mobilidade. O trabalho integra essencialmente duas partes, uma teórica e uma prática. Na primeira procedeu-se à apresentação do estado da arte com base na revisão bibliográfica. Na segunda, desenvolveu-se a componente prática, onde é criada, em primeira instância, uma identidade visual e uma landing page para a startup Sentilant. Adicionalmente, criaram-se as identidades visuais e as landing pages para os seus produtos: o Drivian e o DrivianTasks. No caso deste último, desenvolveram-se também: as interfaces para a plataforma web e para a aplicação móvel; e o guia de estilos, que define todas as regras acerca da utilização dos elementos gráficos criados para o DrivianTasks. Para o desenvolvimento deste trabalho, recorreu-se à análise da empresa e dos seus produtos, assim como aos respetivos concorrentes, tendo-se conseguido definir uma linguagem gráfica adequada às multiplataformas, como forma de realizar um trabalho sólido, consistente e coerente, que respondesse às necessidades, objetivos e expetativas da Sentilant.
The present text explores the creation of visual identities and interfaces, with an emphasis on landing pages, web platforms and mobile applications, in a multi-platform context relative to the areas of productivity and mobility. The process consisted essentially of two parts, a theoretical and a practical one. In the former, we commence by presenting a state of art based on revisions of bibliographic references. In the later, a practical component was developed, in what began as a visual identity system and landing page for the startup company Sentilant. Additionally, further visual identities and landing pages where created for two of the companies products: Drivian and DrivianTasks. In the laters case, interfaces for a web platform and mobile application, as well as a style guide, containing usage rules for all its graphical elements, where also developed. In developing this project, an extensive analysis of the company and its products was conducted, including its respective competitors. All in order to define a graphical language adequate to its multi-platform philosophy, and to present a solid, consistent and coherent solution, capable of fulfilling Sentiment’s needs, objectives and expectations.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/97187
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
dissertacao-bruno-santos.pdf14.91 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

190
Visto em 16/jul/2024

Downloads

47
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.