Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97144
Title: A vulnerabilidade social nos municípios do maciço central da Serra da Estrela
Authors: Lopes, Adriano Manuel Amaral
Orientador: Mendes, José Manuel
Cunha, Lúcio José Sobral da
Keywords: Riscos; criticidade; capacidade de suporte; vulnerabilidade social e concelhos do maciço central da Serra da Estrela
Issue Date: 2016
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Apesar das recentes mudanças de paradigma proclamadas ao nível das medidas de proteção civil e de gestão dos riscos, as perdas de pessoas e bens resultantes das manifestações de processos perigosos continuam a ser avultadas. Não estando a ser executadas as melhores estratégias, dificilmente as transformações ocorridas poderão alcançar os fins pretendidos. Os concelhos de Seia, Gouveia, Manteigas e Covilhã, enquadrados no maciço central da Serra da Estrela, revestem-se de um conjunto de particularidades de ordem física, ambiental, social e económica que carecem de mecanismos de proteção civil eficientes e proativos. Acredita-se que para este território, em particular, a análise da vulnerabilidade social pode desempenhar um papel essencial ao nível da prossecução de ações de ordenamento do território e de redução dos riscos e dos desastres. O presente estudo tem como principal objetivo a análise da vulnerabilidade social nos municípios do maciço central da Serra da Estrela. Partiu-se de uma análise inicial dos documentos de planeamento municipal, seguida da aplicação de entrevistas a atores relevantes nos municípios. Também se procedeu à construção de um índice de vulnerabilidade social que foi aplicado nos quatro concelhos em estudo. Foi possível apurar que não existe informação e análise relevante de vulnerabilidade social nos documentos de ordenamento do território dos municípios em causa. Apesar da maioria dos entrevistados ter conhecimentos redutores sobre a vulnerabilidade social, existe alguma sensibilidade para o assunto. O maior número de freguesias com elevados níveis de vulnerabilidade social pertence aos concelhos de Seia e Gouveia. Por outro lado, os concelhos de Manteigas e Covilhã são os municípios que têm mais freguesias com níveis de vulnerabilidade social baixos. Conclui-se que, constituindo a vulnerabilidade social um dos elementos fundamentais na gestão dos riscos, a análise da mesma deve ser definida como uma das principais estratégias de mitigação dos riscos nos territórios.
Description: Dissertação de Mestrado em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/97144
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
AdrianoLopesDissertação.pdf2.67 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

144
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

136
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.