Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/97135
Título: | Planeamento de Redes Logísticas | Autor: | Vasconcelos, Elzo Ramos | Orientador: | Antunes, António José Pais | Palavras-chave: | Modelo; transporte; logística; Model; transport; logistics | Data: | Jan-2015 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Com a constante saturação e concorrência no mercado atual a logística das empresas ganharam um peso económico importante nas contas internas. Cada vez mais existem estudos exaustivos de formas para diminuir os custos relacionados a logística.
A logística divide-se em três pilares, distribuição, armazenamento e transporte. Na presente dissertação iremos estudar o transporte das mercadorias do ponto de origem ao destino, sabendo que o custo relacionado a deslocação, está diretamente relacionado ao modo e meio de transporte. É proposto um modelo matemático de otimização com o objetivo de minimizar os custos.
O modelo tem como característica principal a comodidade intermodal e com o desenvolvimento da dissertação, pretendemos provar a utilidade do modelo e a sua funcionalidade, usando um exemplo matemático de pequena dimensão e um exemplo baseado no mapa de Portugal continental, tentando espelhar a utilização eficaz dos meios existentes no país, mas usando valores de custo, oferta e procura não reais. With the constant saturation and competition in the current market, logistics enterprises have gained considerable economic weight in the internal accounts. There is an increasing number of studies related to lowering logistics costs. Logistics rest in three major pillars, distribution, storage and transportation. This dissertation focuses on the transport of goods from the point of origin to the destination, knowing that the cost of shipping is directly related to the mode and mean of transport. A mathematical optimization model is proposed, which minimizes cost. The model's main characteristic is the intermodal commodity. With the development of this dissertation, we intend to prove the model's usefulness and functionality, using a small dimension mathematical example, and another example based on the continental Portugal. The model uses resources based on Portugal continental map, but artificial values for cost, supply and demand. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/97135 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Planeamento de redes logísticas 2.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
79
Visto em 15/out/2024
Downloads
53
Visto em 15/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.