Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97054
Título: Media Represention of the Chinese First lady : Identity constraction in the news media reports
Outros títulos: Representação da Primeira Dama chinesa nos meios de comunicação social : Restrição de identidade nas reportagens
Autor: She, Wanhong
Orientador: Santos, Sílvio Manuel Rodrigues Correia dos
Palavras-chave: feminismo; construção dos media; Primeira Dama; Peng Liyuan; People's Daily; feminism; media construction; first lady; Peng Liyuan; People's Daily
Data: 23-Nov-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Media Represention of the Chinese First lady : Identity constraction in the news media reports
Local de edição ou do evento: Univercidade de Coimbea
Resumo: Na longa história do desenvolvimento social humano, as mulheres sempre tiveram experiências únicas, que são não só determinadas pelo desenvolvimento da sociedade, mas são também um reflexo da mesma. Entre as muitas imagens construídas pelos media, a imagem das mulheres é uma das mais representativas e a sua existência é complexa e subtil. Esta tem sido, desde há muito tempo, uma voz da ideologia de estado na arena política e tem emergido gradualmente dos confinamentos do consciente coletivo nestes tempos de mudança, para se tornar uma voz dos valores sociais e culturais. No processo de construção e disseminação, as imagens das mulheres nos media estão em constante mudança e atualização, apresentado as narrativas mais populares e imaginações sobre género numa era em particular, e formando as bases da compreensão das pessoas acerca de si mesmas e do mundo.As notícias online tornaram-se uma forma importante de aprender sobre coisas novas, graças ao rápido progresso da tecnologia dos media. Com o crescimento do soft power (poder brando) da China e o posicionamento político cada vez mais forte do país em assuntos internacionais em plano de fundo, a “Primeira Dama” representa um papel feminino unicamente atraente que, inevitavelmente, recebe atenção dos media chineses e estrangeiros. Partindo do contexto do rápido desenvolvimento dos novos media e da respetiva transformação social, esta dissertação debruça-se sobre notícias acerca de Peng Liyuan, a Primeira Dama Chinesa, no Sina.com e no “People’s Daily”. Estas notícias são a base de uma pesquisa sobre a imagem nos media da Primeira Dama chinesa, de forma a desencadear uma discussão sobre o papel das mulheres na sociedade sob a perspetiva dos media. Este estudo tem, também, a intenção de examinar a imagem nos media de Peng Liyuan, de forma a desencadear reflexões sobre o impacto da Primeira Dama na melhoria da imagem das mulheres na China. Os resultados desta investigação são um contributo para chamar a atenção para o problema dos direitos das mulheres e para a igualdade entre homens e mulheres.
In the long history of human social development, women have always had unique experiences, which are not only determined by the development of society, but also a reflection of it. Among the many images constructed by the media, the image of women is one of the most representative, and its existence is complex and subtle. It has long been a spokesperson of the state ideology in the official political arena, and has gradually emerged from the confines of the collective unconscious to become a voice of social and cultural values. In the process of being constructed and disseminated, the media images of women are constantly changing and updating, presenting the popular narratives and imaginations about gender in a particular era, and forming the basis of people's understanding of themselves and the world.Online news has become an important way for people to learn about new things, thanks to the rapid progress of media technology. Against the backdrop of the country's growing soft power and China's increasingly strong political position in international affairs, the "First Lady" has a uniquely attractive female role that is bound to receive widespread attention from Chinese and foreign media. Based on the rapid development of new media and social transformation, this dissertation takes the news reports of Peng Liyuan, the Chinese First Lady, on Sina.com and People's Daily as a research basis to study the media image of China's First Lady, so as to trigger the discussion on the role of women in society from the perspective of the media. The study also intends to examine the media image of Peng Liyuan, in order to raise thoughts on the impact of the First Lady's role on the improvement of women's status in China. These findings are a contribute to raise awareness on the issue of equal rights between men and women and give women more protection of rights.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/97054
Direitos: openAccess
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