Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97010
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dc.contributor.advisorNunes, Adélia Jesus Nobre-
dc.contributor.advisorFernandes, João Luís Jesus-
dc.contributor.authorLopes, Ricardo David Machado-
dc.date.accessioned2022-01-07T23:02:31Z-
dc.date.available2022-01-07T23:02:31Z-
dc.date.issued2021-11-29-
dc.date.submitted2022-01-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97010-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractA água é indispensável ao ser humano desde tempos muito remotos, sendo importante para a satisfação das necessidades básicas do ser humano, como a manutenção da vida e das condições de saúde. Sendo de interesse global, é um tema geográfico e pertinente para a escola do Século XXI, sobretudo pelas problemáticas resultantes do aquecimento global e das alterações climáticas.No mundo global em que vivemos, as assimetrias de disponibilidade da água são evidentes, dependendo de um conjunto de fatores que a afetam enquanto recurso. Deste modo, colocam-se desafios às sociedades, pela vulnerabilidade, escassez e desigual distribuição deste recurso estratégico. As escolas têm um papel determinante no alerta aos alunos, contribuindo para a formação de uma consciência ecológica, sustentável e de gestão de recursos, que permita uma distribuição justa dos mesmos. As crianças, os adolescentes e jovens da atualidade, serão os líderes decisores no futuro. Por isso, devem ser sensibilizados para esta problemática. Tais razões, em conjunto com o programa escolar, ajudaram à escolha do tema da gestão dos recursos hídricos em Portugal, para lecionar na turma 3 A do 10º ano de Geografia A, de forma a consciencializar os alunos sobre a emergência deste assunto.Para atingir estes objetivos, elaborou-se uma estratégia didático-pedagógica, introduzida em sala de aula, que teve como base de suporte a fotografia e as artes performativas. Utilizou-se o rio Mondego como exemplo de aplicação das medidas de gestão de recursos hídricos em Portugal e usou-se a fotografia para compreender a forma como se transformaram as margens do rio e o seu acesso pelas populações, ao longo do tempo e do espaço. Através das artes performativas, promoveu-se a consciencialização e lançou-se o debate sobre as consequências da implementação de medidas de gestão de recursos hídricos.Dos resultados obtidos da aplicação da estratégia didático-pedagógica e das entrevistas realizadas, considera-se que a fotografia e as artes performativas constituem um importante recurso para o ensino da Geografia.Palavras-chave: Recursos hídricos, Gestão, Estratégia didático-pedagógica, Ensino da Geografiapor
dc.description.abstractWater is essential to human begins since times long gone, as it is important to satisfy basic necessities in the conservation of life.Being of global interest, it is a geographical topic and pertinent to the 21st century scholar, especially due to the problems resulting from global warming and climatic changes.In the global world that we live in, the asymmetry of availability of water is evident, due to a myriad of factors that affect it as a resource. Thus, societies are faced with challenges due to its vulnerability, scarcity, and the disparate distribution of this strategic resource.Schools have a decisive role in the process of enlightening the students, contributing to the making of an ecologically sensible and sustainable conscience and management of resources, which allows for the equal distribution of the same. Children, adolescents, and young adults of the current age will be the determining leaders in the future. Thereby, they must be made conscientious of this issue.These reasons, in tandem with the school curriculum, have helped in the picking of the topic of management of hydro resources in Portugal, to teach to the class 3A of the 10th grade of Geography A, in order to make students aware of the urgency of this subject.To achieve these objectives, a didactic pedagogy strategy has been elaborated, introduced in the classroom, with the foundation of a photograph and the performing arts. River Mondego was used as an example of the implementation of the policies for the management of hydro resources in Portugal and the photograph was used in order to understand the way in which the riverbanks evolved and its access by populations, over time and space.Through the performing arts, awareness was encouraged, and a debate was launched about the consequences of the application of the policies of the management of hydro resource.With the results obtained of the implementation of the didactic pedagogy strategy and the interviews performed, one can consider the photograph and the performing arts to be an important resource in Geography teaching.Key words: Hydro resources, management, didactic-pedagogic strategy, Geographyteachingeng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectRecursos hídricospor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEstratégia didático-pedagógicapor
dc.subjectEnsino da Geografiapor
dc.subjectHydro resourceseng
dc.subjectmanagementeng
dc.subjectdidactic-pedagogic strategyeng
dc.subjectGeography teachingeng
dc.titleA gestão dos recursos hídricos em Portugal- o exemplo do rio Mondego. A fotografia como estratégia de análise.por
dc.title.alternativeThe management of water resources in Portugal - the example of the river Mondego. Photography as an analysis strategy.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationEstágio pedagógico na Escola Secundária de Avelar Brotero em Coimbra-
degois.publication.titleA gestão dos recursos hídricos em Portugal- o exemplo do rio Mondego. A fotografia como estratégia de análise.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202843858-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorLopes, Ricardo David Machado::0000-0002-5437-1654-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriFernandes, João Luís Jesus-
uc.degree.elementojuriNossa, Paulo Nuno Maia de Sousa-
uc.contributor.advisorNunes, Adélia Jesus Nobre-
uc.contributor.advisorFernandes, João Luís Jesus-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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