Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96957
Título: A fixação de estudantes do ensino superior em cidades universitárias de média dimensão: abordagem geográfica do caso de Coimbra
Outros títulos: FIXING HIGHER EDUCATION STUDENTS IN MEDIUM-SIZED UNIVERSITY CITIES: GEOGRAPHICAL APPROACH TO THE CASE OF COIMBRA
Autor: Azenha, Daniel José Conceição
Orientador: Castro, Maria de Fátima Grilo Velez de
Nossa, Paulo Nuno Maia de Sousa
Palavras-chave: Geografia; Jovens; Ensino Superior; Cidade universitárias; Coimbra; Geography; Youth; University education; University Cities; Coimbra
Data: 10-Set-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: A FIXAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM CIDADES UNIVERSITÁRIAS DE MÉDIA DIMENSÃO: ABORDAGEM GEOGRÁFICA DO CASO DE COIMBRA
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A fixação de população jovem, com formação universitária, deve ser encarada como condição essencial para o crescimento sustentável das áreas urbanas, uma vez que este capital humano é potenciador de desenvolvimento social e económico. São vários os benefícios de as cidades garantirem que os jovens se podem fixar, nomeadamente, a capacidade de apresentarem ferramentas mais eficazes para ultrapassar crises financeiras e sociais, terem uma maior flexibilidade em se adaptar a novos hábitos e costumes, a necessidade de investimento financeiro em bens e materiais e tendencial preocupação com o ambiente e a sustentabilidade do ambiente. A presente dissertação, intitulada como “A Fixação de Estudantes do Ensino Superior em Cidades Universitárias de Média Dimensão: Abordagem geográfica do caso de Coimbra”, tem como principal objetivo identificar as potencialidades das cidades com instituições universitárias, a forma de fixar jovens universitários, identificando as suas necessidades, com especial foco no concelho de Coimbra. Através da revisão bibliográfica, da análise estatística de diversos domínios de sete concelhos com instituições universitárias e do inquérito realizado aos estudantes da Universidade de Coimbra, foi possível perceber como a construção dos mapas mentais, o significado dos geossímbolos e da interpretação dos espaços vividos, interfere na perceção dos jovens sobre a dinâmica, perspetivas e oportunidades das cidades universitárias, que nem sempre vai ao encontro das aspirações individuais e da realidade económica e social destes territórios, o que vai interferir nos fatores de decisão e nos mecanismos que permitem que os jovens universitários se possam fixar.
The establishment of a young population, with a university education, must be seen as an essential condition for the sustainable growth of urban areas, since this human capital is an enhancer of social and economic development. There are several benefits of cities ensuring that young people can establish, including the ability to present more effective tools to overcome financial and social crises, having greater flexibility in adapting to new habits and customs, the need for financial investment in goods and materials and tending concern for the environment and environmental sustainability.This dissertation, entitled "The Settlement of Higher Education Students in Medium-Size University Cities: Geographical Approach to the Case of Coimbra", has as main objective to identify the potential of cities with university institutions, the way of settling young university students, identifying their needs, with a special focus on the municipality of Coimbra.Through the bibliographical review, the statistical analysis of several domains of seven municipalities with university institutions and the survey carried out among students at the University of Coimbra, it was possible to understand how the construction of mental maps, the meaning of geosymbols and the interpretation of lived spaces interfere. in the perception of young people about the dynamics, perspectives, and opportunities of university cities, which does not always meet the individual aspirations and the economic and social reality of these territories, which will interfere in the decision factors and mechanisms that allow young university students if they can fix.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Geografia Humana, Planeamento e Territórios Saudáveis apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/96957
Direitos: openAccess
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