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Title: Os Conteúdos Gerados pelos Utilizadores enquanto método para a melhoria da oferta turística em territórios de baixa densidade: Os casos de Lousã e Miranda do Corvo
Other Titles: User-Generated Content as a method to improve tourism offer in low-density territories: The examples of Lousã and Miranda do Corvo
Authors: Lopes, Sofia Carvalho Pêla Cinta
Orientador: Silveira, Luís Eduardo Ávila da
Keywords: Procura Turística; Satisfação do Turista; Conteúdos Gerados pelo Utilizador; Lousã; Miranda do Corvo; Tourism Demand; Tourist’s Satisfaction; User-Generated Content; Lousã; Miranda do Corvo
Issue Date: 2-Dec-2021
Serial title, monograph or event: Os Conteúdos Gerados pelos Utilizadores enquanto método para a melhoria da oferta turística em territórios de baixa densidade: Os casos de Lousã e Miranda do Corvo
Place of publication or event: Opium
Abstract: Atualmente são reconhecidas as capacidades da atividade turística como forma de valorização e desenvolvimento territorial através de uma via sustentável. Uma das estratégias que contribui para esta via é analisar e ter em consideração os dados que a procura turística partilha. Combinadas com estes dados, as necessidades das comunidades locais permitem efetuar uma estratégia ponderada para os respetivos destinos turísticos. Para conhecer a procura turística existem várias formas, sendo que este trabalho se irá debruçar sobre uma delas: o acompanhamento e análise de conteúdos gerados pelos utilizadores (CGU). As informações extraídas das fontes digitais permitem definir os aspetos que possibilitam a capacitação da oferta turística e, consequentemente, a competitividade do destino. Por outro lado, estes CGU são considerados como uma ferramenta de marketing, devido à sua capacidade de influência junto de outros visitantes aquando da preparação da sua viagem. Valorizando estas novas fontes de dados, propõe-se, neste trabalho, uma análise à oferta turística de dois territórios do destino turístico Serra da Lousã (Lousã e Miranda do Corvo) através da visão da procura turística que partilha as suas experiências no digital. A análise será qualitativa e irá recorrer aos CGU disponíveis em plataformas turísticas de partilha e reserva. O método de estudo aplicado neste relatório utilizará como ferramenta de auxílio de análise de conteúdo o software NVivo. Esta análise servirá também para definir os níveis de satisfação dos visitantes que procuram estes dois territórios enquanto destinos turísticos. Além disso, serão identificadas as dimensões principais da experiência turística (as que superam as expectativas e as que carecem de melhoria). Pretende-se com este trabalho identificar os campos de intervenção futura dos gestores turísticos dos dois territórios e que essa intervenção seja orientada por uma estratégia de desenvolvimento sustentável.
Nowadays, tourism is recognized as a form of territorial development and valorization through a sustainable path. One of the strategies that contributes to this path is to analyze and consider the data shared by tourism demand. Combined with this data, the needs of local communities allow for a balanced strategy for their respective tourist destinations. There are several ways to understand the tourism demand, and this dissertation will focus on one of them: the monitoring and analysis of user-generated content (UGC). The information extracted from digital sources allows defining the aspects that enable the qualification of the tourism offer and, consequently, the competitiveness of the destination. On the other hand, these UGCs are considered a marketing tool, due to their ability to influence other visitors when planning their trip. Valuing these new data sources, this work proposes an analysis of the tourism offer of two territories in the destination of Serra da Lousã (Lousã and Miranda do Corvo) through the perspective of tourism demand that shares their experiences in digital platforms. The analysis will be qualitative and will make use of the UGC available on tourist sharing and booking platforms. The method applied in this report will use the NVivo software as a tool to aid the content analysis. This analysis will also serve to define the satisfaction levels of visitors seeking these two territories as tourism destinations. In addition, the main dimensions of the tourism experience will be identified (those that exceed expectations and those that need improvement). The aim of this work is to identify the fields of future intervention of tourism managers in both territories and that this intervention is guided by a sustainable development strategy.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/96953
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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