Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/96673
Título: | Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica integrada c/j.i. Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 7ºE no ano letivo de 2019/2020 | Outros títulos: | REPORT DEVELOPED AT THE BASIC SCHOOL INTEGRATED C / J.I. PROF. DR. FERRER CORREIA WITH THE 7TH CLASS IN THE 2019/2020 ACADEMIC YEAR | Autor: | Farinha, Mariana Martins | Orientador: | Gonçalves, Carlos Eduardo Barros | Palavras-chave: | Estágio Pedagógico; Educação Física; Processo Ensino-Aprendizagem; Indisciplina; Prevenção; Teacher Training; Physical Education; Teaching-Learning Process; Indiscipline; Prevention | Data: | 27-Jul-2020 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/J.I. PROF. DR. FERRER CORREIA JUNTO DA TURMA DO 7ºE NO ANO LETIVO DE 2019/2020 | Local de edição ou do evento: | Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra | Resumo: | O presente relatório de estágio visa apresentar uma análise reflexiva acerca da prática pedagógica desenvolvida na Escola Básica Integrada c/ Jardim de Infância Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma E do 7º ano, no ano letivo 2019/2020. Desta forma, expõe todo o percurso desenvolvido, descrevendo todas as vivências, experiências e metodologias desenvolvidas e adquiridas no decorrer deste período, assim como as principais dificuldades e estratégias adotadas no decorrer do estágio pedagógico, potenciando o sucesso e desenvolvimento enquanto futuro profissional de Educação Física. No decorrer deste documento são apresentados três capítulos. No primeiro capítulo faz-se uma breve contextualização da prática desenvolvida. No segundo, apresenta-se a análise reflexiva sobre a prática pedagógica estando subdividido em quatro grandes áreas: 1) as atividades de ensino-aprendizagem respeitantes a todo o processo de planeamento, realização e avaliação; 2) as atividades de organização e gestão escolar; 3) os projetos e parcerias educativas; 4) a atitude ética e profissional. Por fim, no terceiro capítulo surge o aprofundamento do tema-problema: “Aplicação e Avaliação das Estratégias de Prevenção dos Comportamentos de Indisciplina nas aulas de Educação Física”. O objetivo deste estudo foi averiguar através da aplicação de estratégias pedagógicas preventivas, se existe uma redução dos comportamentos de indisciplina nas aulas de Educação Física. Os resultados apontaram para o sucesso da maioria das estratégias aplicadas, contribuindo assim para a diminuição dos comportamentos de indisciplina. In this report it´s presented a reflective analysis of the pedagogical practices (instructional approaches) developed at Escola Básica Integrada c/ Jardim de Infância Prof. Dr. Ferrer Correia, with the students of class E of the 7th year of studies, during the academic year of 2019/2020. The report describes the experiences developed during the contact with the students, the adopted approaches, the difficulties encountered, as well as the learned and developed skills that will be important as a future Physical Education professional. The report is composed by three chapters. In the first chapter a brief approach of the developed educational practices was made. The second chapter presents the reflective analysis of the pedagogical practice and it is divided in four sub-chapters: 1) planning, execution and assessment related with the teaching-learning activities; 2) scholar management and organizational activities; 3) educational projects; 4) ethic and professional conduct, among other topics. In the third and last chapter, it will be presented a case study on the topic: "Application and Evaluation of Strategies for the Prevention of Indiscipline Behaviors in Physical Education Classes". The aim of this study was to verify if there is a reduction in indiscipline behaviors during sports education’s classes by the application of preventive pedagogical practices. In most of the applied pedagogical practices, the results have shown a decrease of the number of indiscipline cases during classes. |
Descrição: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | URI: | https://hdl.handle.net/10316/96673 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg19-20_Mariana Farinha.pdf | 2.58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
83
Visto em 9/out/2024
Downloads
94
Visto em 9/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons