Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/96633
Título: | Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Básica 2,3/S. Dr. Daniel de Matos Junto da Turma B do 10ºano no Ano Letivo de 2019/2020 | Outros títulos: | Teacher Training Report Developed in Escola Básica 2,3/S. Dr. Daniel de Matos in Class B of the 10th grade in the School Year 2019/2020 | Autor: | Marques, Luís Fernando Vilas Ferreira | Orientador: | Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues | Palavras-chave: | Conhecimentos Teóricos; Educação Física; Estágio Pedagógico; Heteroavaliação; Intervenção Pedagógica; Theoretical Knowledge; Physical Education; Teacher Training; Heteroevaluation; Educational Intervention | Data: | 24-Jul-2020 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Básica 2,3/S. Dr. Daniel de Matos Junto da Turma B do 10ºano no Ano Letivo de 2019/2020 | Local de edição ou do evento: | Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | Resumo: | O Estágio Pedagógico é considerado a etapa final de um longo processo de formação profissional e académica. É o momento de formação final que insere o estagiário num contexto aproximado do real, obrigando a aplicar e a mobilizar todos os seus conhecimentos adquiridos e a relacioná-los com as suas ideias e convicções. O relatório de estágio engloba todo o trabalho realizado no Estágio Pedagógico, onde é realizada uma reflexão crítica fundamentada cientificamente de todas as experiências vivenciadas, referindo todas as aprendizagens alcançadas e principais dificuldades que se foram verificando ao longo de todo o ano letivo, derivadas da prática pedagógica junto da turma B do 10º ano da Escola Básica 2/3 S. Dr. Daniel de Matos, no ano letivo 2019/2020, localizada em Vila Nova de Poiares. A estrutura deste relatório assenta em três capítulos principais onde é realizada a Contextualização da Prática Desenvolvida (primeiro capítulo), a Análise Reflexiva Sobre a Prática Pedagógica (segundo capítulo) e o Aprofundamento do Tema-Problema (terceiro capítulo). O aprofundamento do tema-problema, visa verificar a validade do processo de heteroavaliação como meio de adquirir conhecimento teórico. O estudo realizado surgiu de uma problemática evidenciada na turma, onde os alunos demonstraram um nível baixo de conhecimentos teóricos relativos às diferentes matérias da Educação Física, traduzindo-se em complicações na prática. Neste sentido, surgiu a ideia de utilizar a heteroavaliação para satisfazer as carências observadas e, com isso, tornar mais eficaz as suas aprendizagens. The Teacher Training is considered the final stage of a long process of professional and academic formation. It is the final training moment that places the trainee in a context close to reality, obliging him/her to apply and mobilize all acquired knowledge and relate it to his/her ideas and convictions.This report includes all the work done in the Teacher Training, where a scientifically based critical reflection of all the experiences is carried out, referring to all the learning achieved and the main difficulties that have been verified throughout the school year, derived from the pedagogical practice in Class B of the 10th grade of Escola Básica 2/3 S. Dr. Daniel de Matos, in the school year 2019/2020, located in Vila Nova de Poiares.The structure of this report is based on three main chapters where the Contextualization of the Practice Developed (first chapter), the Reflective Analysis on the Pedagogical Practice (second chapter) and the Deepening of the Problem-Theme (third chapter) are carried out.The Problem In-depth Analysis aims to verify the validity of the process of heteroevaluation as a mean of acquiring theoretical knowledge. The study steamed from a problem diagnosed in class, where the students demonstrated a low level of theoretical knowledge related to the different subjects of Physical Education, resulting in complications in practice. In this sense, the idea of using heteroevaluation to satisfy the observed deficiencies and, with that, make more effective the pupils' learning. |
Descrição: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | URI: | https://hdl.handle.net/10316/96633 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio Final LuísM.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
91
Visto em 10/set/2024
Downloads
66
Visto em 10/set/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons