Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96567
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, João José Figueira da-
dc.contributor.authorSoeiro, Francisca Maria de Almeida-
dc.date.accessioned2021-11-26T23:00:46Z-
dc.date.available2021-11-26T23:00:46Z-
dc.date.issued2021-07-16-
dc.date.submitted2021-11-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96567-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractA comunicação é a base das relações humanas e interpessoais e, assim sendo tem um peso muito grande no sucesso das organizações e entidades. Estas procuram comunicar o mais estrategicamente de modo a terem destaque junto do público e para que este entenda a mensagem a passar da melhor maneira. E é aqui que a assessoria de imprensa pode ter um papel fundamental para o posicionamento das organizações. Os assessores de imprensa procuram, portanto, definir estratégias que possam levar a que os principais objetivos de determinada organização ou entidade sejam atingidos. No presente relatório é feita uma reflexão sobre a importância do trabalho dos assessores de imprensa e do papel que os mesmos têm no lançamento de notícias.A enorme evolução dos mecanismos digitais e o crescimento das redes sociais mudaram a forma de os cidadãos de relacionarem com a informação e os assessores de imprensa precisaram de se adaptar a essa mudança. A comunicação com os meios de comunicação também sofreu alterações, tornando-se mais fácil e mais rápida. Por isso mesmo neste relatório são analisadas várias perspetivas que comprovam a existência de uma relação estratégica entre assessores de imprensa e jornalistas. Para as organizações e entidades é importante estar nos meios de comunicação e, por isso, os assessores de imprensa esforçam-se por perceber o que é preciso para construir uma notícia. Este relatório tem como base um estágio curricular realizado na Central de Informação, no departamento de comunicação, a propósito do Mestrado em Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A realização deste estágio permitiu-me compreender melhor o trabalho de um assessor de imprensa e a importância destes profissionais para a construção de notícias.por
dc.description.abstractCommunication is the basis of human and interpersonal relationships and, therefore, it has a great weight in the success of organizations and entities. These seek to communicate the most strategically to stand out among the public and so that it understands the message to be conveyed in the best way. And this is where the press office can play a fundamental role in the positioning of organizations. Therefore, press officers seek to define strategies that can lead to the main objectives of a given organization or entity being achieved. This report reflects on the importance of the work of press officers and the role they play in releasing news. The huge evolution of digital mechanisms and the growth of social networks have changed how citizens relate to the information and press officers needed to adapt to this change. Communication with the media has also changed, becoming easier and faster. For this reason, this report analyzes various perspectives that prove the existence of a strategic relationship between press officers and journalists. For organizations and entities, it is important to be in the media and, therefore, press officers strive to understand what it takes to build a news story. This report is based on a curricular internship carried out at Central de Informação, in the communication department, for the Master's Degree in Journalism and Communication at the Faculty of Arts of the University of Coimbra. This internship allowed me to better understand the work of a press officer and the importance of these professionals for the construction of news.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectComunicação Organizacionalpor
dc.subjectAssessoria de Imprensapor
dc.subjectComunicação Estratégicapor
dc.subjectDigitalpor
dc.subjectPress Releasespor
dc.subjectOrganizational Communicationeng
dc.subjectPress Officeeng
dc.subjectStrategic Communicationeng
dc.subjectDigitaleng
dc.subjectPress Releaseseng
dc.titleO papel da assessoria de imprensa na construção de notícias: a Central de Informação e os mediapor
dc.title.alternativeThe role of the press officers in the construction of news: Central de Informação and the mediaeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO papel da assessoria de imprensa na construção de notícias: a Central de Informação e os mediapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202801110-
thesis.degree.disciplineInformação e Jornalismo-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Jornalismo e Comunicação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSoeiro, Francisca Maria de Almeida::0000-0003-0087-5731-
uc.degree.classification14-
uc.degree.presidentejuriAmaral, Inês de Oliveira Castilho e Albuquerque-
uc.degree.elementojuriSilva, João José Figueira da-
uc.degree.elementojuriSantos, Sílvio Manuel Rodrigues Correia dos-
uc.contributor.advisorSilva, João José Figueira da-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
FranciscoSoeiro_versaofinal.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

160
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

203
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons