Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94910
Título: Contributos para a contextualização humana e social das redes digitais: A teoria dos efeitos limitados aplicada ao atual contexto infocomunicacional.
Autor: Coelho, Ana Gouveia 
Palavras-chave: Efeitos limitados, rede social digital, influencer, líder de opinião, desinformação, fenómeno infocomunicacional, internet, contextualização humana e social.
Data: 9-Mai-2021
Resumo: Na década de 50, Lazarfeld e Katz salientaram o papel do líder de opinião como o agente principal na construção do pensamento dominante junto da comunidade social à qual pertenciam. A “Two step flow theory” ou dos efeitos limitados, chamava a atenção do papel destes mediadores de informação, que contrariavam os efeitos diretos dos mass media sendo por tal, considerada uma visão sociológica do fenómeno infocomunicacional. Atualmente, a rede social digital firmada na internet, trouxe novos desafios, principalmente firmados na sua extensão e grande volume de informação, traduzindo um espaço propenso à influência de agentes, que funcionam como os novos líderes de opinião, agora designados por influencers, operando na rede digital. Se na década de 50 não era possível de visualizar, classificar e localizar esses agentes, atualmente, através de diversos algoritmos esse discernimento é possível. A teoria dos efeitos limitados tornou-se visível no fluxo de eletrões. Tal traduz um desafio e uma oportunidade, para os cientistas da informação procederem à contextualização humana e social destes fenómenos, nomeadamente, fake news, bots, desinformação, o que traduz a única forma eficaz de os combater, especialmente junto dos mais suscetíveis.
URI: https://hdl.handle.net/10316/94910
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Informação - Publicações Pedagógicas

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

935
Visto em 24/abr/2024

Downloads

676
Visto em 24/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.