Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94910
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCoelho, Ana Gouveia-
dc.date.accessioned2021-05-09T16:49:37Z-
dc.date.available2021-05-09T16:49:37Z-
dc.date.issued2021-05-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94910-
dc.description.abstractNa década de 50, Lazarfeld e Katz salientaram o papel do líder de opinião como o agente principal na construção do pensamento dominante junto da comunidade social à qual pertenciam. A “Two step flow theory” ou dos efeitos limitados, chamava a atenção do papel destes mediadores de informação, que contrariavam os efeitos diretos dos mass media sendo por tal, considerada uma visão sociológica do fenómeno infocomunicacional. Atualmente, a rede social digital firmada na internet, trouxe novos desafios, principalmente firmados na sua extensão e grande volume de informação, traduzindo um espaço propenso à influência de agentes, que funcionam como os novos líderes de opinião, agora designados por influencers, operando na rede digital. Se na década de 50 não era possível de visualizar, classificar e localizar esses agentes, atualmente, através de diversos algoritmos esse discernimento é possível. A teoria dos efeitos limitados tornou-se visível no fluxo de eletrões. Tal traduz um desafio e uma oportunidade, para os cientistas da informação procederem à contextualização humana e social destes fenómenos, nomeadamente, fake news, bots, desinformação, o que traduz a única forma eficaz de os combater, especialmente junto dos mais suscetíveis.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectEfeitos limitados, rede social digital, influencer, líder de opinião, desinformação, fenómeno infocomunicacional, internet, contextualização humana e social.pt
dc.titleContributos para a contextualização humana e social das redes digitais: A teoria dos efeitos limitados aplicada ao atual contexto infocomunicacional.pt
dc.typearticlept
dc.peerreviewednopt
dc.date.embargo2021-05-09*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.orcid0000-0001-8520-2522-
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Publicações Pedagógicas
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

935
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

676
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.