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Título: A Religião como Fator de Promoção de Competências Socioemocionais e de Desenvolvimento Positivo na Adolescência.
Outros títulos: Religion as Promotion Factor of Socioemotional Skills and Positive Development in Adolescence.
Autor: Fernandes, Edna
Orientador: Lima, Luiza Isabel Gomes Freire Nobre
Palavras-chave: Adolescência; Competências socioemocionais; Desenvolvimento Positivo da Juventude; Religião; Adolescence; Socioemotional skills; Positive youth development; Religion
Data: 19-Nov-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: A Religião como Fator de Promoção de Competências Socioemocionais e de Desenvolvimento Positivo na Adolescência.
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra, Portugal.
Resumo: O desenvolvimento positivo dos jovens pode ser operacionalizado através do modelo dos cinco C’s: Competência, Cuidado, Caráter, Conexão e Confiança (Lerner, 2005). As competências socioemocionais estão diretamente associados ao desenvolvimento positivo (Santos & Primi, 2014). Estudos indicam que a religião pode contribuir para a promoção de competências socioemocionais de desenvolvimento positivo na juventude (Bezerra et al., 2009). O presente estudo foi realizado com uma amostra de 145 adolescentes de ambos os sexos, estudantes do ensino secundário, com idade compreendidas entre 15 e 18 anos, e teve como objetivo investigar a religião como um fator de promoção de competências socioemocionas e de desenvolvimento positivo na juventude. Para esse efeito, foram aplicados os seguintes instrumentos: questionário sobre dados religiosos e sociodemográficos, Social Skills Questionnaire -SSQ, EACSE - CA “Para mim é fácil”, e o Positive Youth Development-Short Form. Os resultados indicaram que a religião não se constituiu fator significativo na promoção de competências socioemocionais e de desenvolvimento positivo na juventude. Não obstante, no que diz respeito as competências socioemocionais, foi possível observar que os adolescentes que não seguem religião apresentaram níveis superiores de regulação emocional, enquanto que os adolescentes que seguem uma religião manifestam empatia com maior frequência. Diante dos resultados faz-se necessária uma investigação mais aprofundada sobre a motivação religiosa e o processo de internalização dos valores religiosos dos adolescentes. Palavras-chave: Adolescência, competências socioemocionais desenvolvimento positivo da juventude, religião.
The positive development of young people can be made operational through the five C's model: Competence, Care, Character, Connection and Trust ( “Confiança”, in portuguese) (Lerner, 2005). Socio-emotional competences are directly associated with positive development (Santos & Primi, 2014). Studies indicate that religion can contribute to the promotion of socio-emotional skills and positive development in youth (Bezerra et al., 2009). The present study was carried out with a sample of 145 adolescents of both sexes, secondary school students, aged between 15 and 18 years old, and aimed to investigate religion as a factor in promoting socio-emotional competences and positive development in the yout community. For this purpose, the following instruments were applied: questionnaire on religious and sociodemographic data, Social Skills Questionnaire -SSQ, EACSE - CA “For me it's easy”, and the PYD-Short Form. The results indicated that religion is not a significant factor in the promotion of socio-emotional skills and positive development in youth. Nevertheless, with regard to socioemotional competences, it was possible to observe that adolescents who do not follow religion had a higher average in emotional regulation, whereas, adolescents who follow a religion had a higher average in social competence empathy / frequency. In view of the results, it is necessary to further investigate the religious motivation and the process of internalizing the religious values of adolescents.Keywords: Adolescence, socioemotional skills, positive youth development, religion.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94869
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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