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Título: O Stress Parental de Pais-Cuidadores de Crianças e Adolescentes com Paralisia Cerebral: Variáveis associadas
Outros títulos: Parental Stress of Parent-Caregivers of Children and Adolescents with Cerebral Palsy: Associated Variables
Autor: Neto, Sandra Cristina Costa
Orientador: Queiroz, Juliana Maciel de
Sotero, Luciana Maria Lopes
Palavras-chave: Paralisia cerebral; pais-cuidadores; stress parental; crianças e adolescentes; Brain paralysis; parent-caregivers; parental stress; children and adolescents
Data: 22-Jul-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: O Stress Parental de Pais-Cuidadores de Crianças e Adolescentes com Paralisia Cerebral: Variáveis associadas
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: A paralisia cerebral é uma condição crónica pediátrica cada vez mais eminente na sociedade atual, tratando-se de um transtorno complexo que impacta a vida da pessoa que a possui, bem como a sua dinâmica familiar (Ribeiro, Porto, & Vandenberghe, 2013). Cuidar de uma criança com paralisia cerebral constitui uma fonte de stress devido às exigências de cuidados e à obrigatoriedade de uma reorganização individual, conjugal, familiar, profissional e social (Canavarro & Ramos, 2007). Neste sentido, o presente estudo pretende analisar a influência de variáveis sociodemográficas/clínica, individuais e familiares no stress parental de pais-cuidadores de crianças e adolescentes com paralisia cerebral. Para tal, o protocolo de investigação foi aplicado a 172 pais-cuidadores que responderam aos seguintes instrumentos de autorresposta: Questionário de Dados Sociodemográficos, Índice de Stress Parental (ISP-VR), Escala de Resiliência de Connor e Davidson (CD- RISC) e Systemic Clinical Outcome Routine Evoluation (SCORE-15). Os resultados evidenciaram que o stress parental (e respetivas dimensões) é influenciado por variáveis de diferentes níveis, designadamente, pelo estado civil do cuidador e pelo sexo do filho com paralisia cerebral (variáveis sociodemográficas), pelas competências pessoais e padrões elevados de tenacidade, aceitação positiva da mudança e relações seguras (variáveis individuais) e pelas dificuldades familiares (variável familiar). De um modo geral, este estudo contribui para a compreensão sobre os fatores que podem estar associados ao stress parental de pais-cuidadores de crianças e adolescentes com paralisia cerebral, favorecendo assim o desenvolvimento de estratégias preventivas e interventivas nesta área.
Cerebral palsy is a chronic paediatric condition that is increasingly prominent in today's society, as it is a complex disorder that impacts the life of the person who has it, as well as their family dynamics (Ribeiro, Porto, & Vandenberghe, 2013). Caring for a child with cerebral palsy is a source of stress due to the demands that care entails and the compulsory individual, marital, family, professional and social reorganization (Canavarro & Ramos, 2007). Therefore, this study aims to analyse the influence of sociodemographic/clinical, individual and family variables on parental stress in parent-caregivers of children and adolescents with cerebral palsy. To this purpose, the research protocol was applied to 172 parent-caregivers who answered the following self-answer instruments: Sociodemographic Data Questionnaire, Parental Stress Index (PSI-SF), Connor and Davidson Resilience Scale (CD-RISC) and Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15). The results showed that parental stress (and its dimensions) is influenced by variables at different levels, namely the caregiver's marital status and the gender of the child with cerebral palsy (sociodemographic variables), the caregiver’s personal skills and high standards of tenacity, positive acceptance of change and safe relationships (individual variables) and family struggles (family variable). In general, this study contributes to the understanding of the factors that may be associated with parental stress in parents-caregivers for children and adolescents with cerebral palsy, thus fostering the development of preventive and interventional strategies in this area.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94821
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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