Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94654
Título: MANAGEMENT AND E-COMMERCE TAXATION: - VAT and Corporate Tax implications on organization development and business ethics
Outros títulos: GESTÃO E TRIBUTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÓNICO: - As implicações do IVA e do IRC no desenvolvimento das organizações e ética empresarial
Autor: Cunha, Helder Ferreira da
Orientador: Melo, Manuel Paulo Albuquerque
Palavras-chave: Gestão; Comércio Eletrónico; IVA; IRC; Ética Empresarial; Management; E-commerce; VAT; Corporate Tax; Business ethics
Data: 25-Set-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: MANAGEMENT AND E-COMMERCE TAXATION: - VAT and Corporate Tax implications on organization development and business ethics
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: The Digital Economy based on the Internet and the World Wide Web is revolutionizing the concepts of how to implement or develop a business, especially with the transition from traditional commerce to electronic commerce forcing managers to use new business features powered by technology to reach more markets.How taxation tends to influence management in an even more digitalised market, is the main goal of this master dissertation. As a specific goal, analyse e-commerce management procedures that derive from e-commerce taxation, divided into several items, such as VAT, CIT, technical needs, financial management and competitor’s taxation.I used mainly a qualitative methodology with interviews, observation and secondary documental analysis and initially sampled 20 Portuguese companies that were supported in an e-commerce boosting programme. To enrich data, I added two more companies to analyse, added a few quantitative data, and made four extra interviews to three accountants and one tax consultant related to their clients that were implementing e-commerce. The possible management problems related to taxation usually come in parts along with the development of a company, and this work tries to provide an integrated vision of taxation: of which tax, when, how, why (and if) taxation influences e-commerce management within the theme of organizational development.The study tries to incorporate the view of Portuguese e-commerce managers, of the complex European and global taxation system, and how they deal with it, and if they find threats or opportunities driven by taxation.The results show little influence in the initial stage of e-commerce development, but a higher importance as the e-commerce sales expand and generate greater profits, and the complexity of different tax systems is faced.
A Economia Digital baseada na Internet e na World Wide Web, está a revolucionar os conceitos de como implementar ou desenvolver um negócio, especialmente na transição do comércio tradicional para o comércio eletrónico, o que força os gestores a utilizarem novas ferramentas para alcançarem novos mercados.Como a tributação tende a influenciar a gestão num mercado cada vez mais digital é o objetivo principal desta dissertação. O objetivo mais específico é descrever os procedimentos de gestão que derivam da tributação do comércio eletrónico, divididos em vários itens como o IVA, o IRC, as necessidades técnicas, gestão financeira e tributação dos concorrentes.Usei uma metodologia qualitativa com entrevistas, observação e análise secundária de documentos e foram selecionadas 20 empresas que foram sujeitas a um programa de fomento do comércio eletrónico. Depois, e para dar mais robustez aos dados, adicionei duas empresas para analisar, adicionei alguns dados quantitativos e fiz quatro entrevistas a três contabilistas e um consultor fiscal, sobre os seus clientes com comércio eletrónico. Os possíveis problemas de gestão relacionados com a tributação, vêm, muitas das vezes em partes, pelo que este trabalho tenta dar uma visão integrada da tributação: que imposto, quando, como e porque pode, (e se pode) influenciar a gestão de vendas através de comércio eletrónico e a forma como isso determina o desenvolvimento de organizações empresariais.O estudo tentou integrar a visão de gestores portugueses, a complexidade do sistema de tributação europeu, e como os gestores de comércio eletrónico lidam com ele, e se procuram vantagens competitivas guiadas pela tributação.Os resultados mostram pouca influência na fase inicial da implementação do comércio eletrónico, mas uma importância maior à medida que a empresa aumenta as suas vendas por comércio eletrónico e aumenta substancialmente os lucros daí resultantes, e, ou, começa a enfrentar dificuldades com sistemas de tributação diferentes.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94654
Direitos: openAccess
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