Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94539
Title: A Importância do Marketing Interno nas Empresas
Other Titles: The Importance of Internal Marketing in Companies
Authors: Bacalhau, Mafalda da Costa
Orientador: Bairrada, Cristela Maia
Keywords: Marketing; Marketing Interno; Grupo CH; Estágio; Marketing; Internal Marketing; Grupo CH; Internship
Issue Date: 22-Apr-2021
Serial title, monograph or event: A Importância do Marketing Interno nas Empresas
Place of publication or event: Monstros & Cia
Abstract: Entidade de acolhimento: No âmbito do segundo ano do Mestrado de Marketing da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, o relatório de estágio tem como objetivo primordial o estudo de um tema e a apresentação das atividades desenvolvidas na instituição selecionada pelo aluno, que neste caso foi a Monstros & Cia (Grupo CH). Esta empresa desempenha funções ao nível da Comunicação, Marketing, Design e Desenvolvimento Web.Objetivos do estágio: Este estágio curricular decorreu de 5 de novembro de 2020 a 17 de março de 2021. Os objetivos definidos com a supervisora da Monstros & Cia foram os seguintes: Desenvolvimento de competências na área da Comunicação; Aplicação dos conhecimentos teóricas na realidade empresarial; Contacto com uma vasta rede de profissionais do setor; Desenvolvimento das soft skills; Criação e Gestão de conteúdos para diferentes meios de comunicação; Rapidez de resposta e apresentação de solução para as solicitações de clientes e Gestão de meios online e offline.Contribuição teórica: O enquadramento teórico realizado neste relatório tem foco no tema do Marketing Interno. Nesta secção do trabalho é abordada a evolução histórica do Marketing Interno, é apresentado o plano de Marketing Interno, as atividades que podem ser desenvolvidas na área e vantagens e desvantagens dessas atividades para as empresas.Contribuição prática: Tendo em conta a temática do Marketing Interno, a principal contribuição prática passou pela criação de um projeto que consistiu no desenho de duas estratégias que poderão vir a ser apresentadas na empresa Monstros & Cia (Grupo CH). Destaca-se também o conjunto de atividades desenvolvidas ao longo de todo o estágio.Análise crítica/conclusões: Todas as tarefas e objetivos delineados foram cumpridos durante o estágio, sendo que todo o trabalho desenvolvido está hoje publicado, seja no jornal interno da empresa como nas redes sociais e websites de clientes da Monstros & Cia. A aprendizagem durante os 5 meses será essencial para introdução no mercado de trabalho, tendo em conta que a inserção num ambiente e contexto empresarial.
Host Entity: As part of the second year of the Master in Marketing at the Faculty of Economics, University of Coimbra, the internship report has as its primary objective the study of a topic and the presentation of the activities developed in the institution selected by the student, which in this case was Monstros & Cia (Grupo CH). This company has functions in Communication, Marketing, Design and Web Development.Internship objectives: This internship ran from November 5 of 2020 to March 17 of 2021. The objectives defined with the supervisor of Monstros & Cia were the following: Development of skills in the area of Communication; Application of theoretical knowledge in business reality; Contact with a wide network of professionals in the sector; Development of soft skills; Creation and Management of content for different media; Speed of response and presentation of solution to customer requests and Management of online and offline media.Theoretical contribution: The theoretical framework carried out in this report focuses on the topic of Internal Marketing. In this section of the report is addressed the historical evolution of Internal Marketing, the internal marketing plan is presented, the activities that can be developed in the area and advantages and disadvantages of these activities for companies.Practical contribution: Considering the topic of internal marketing, the main practical contribution was the creation of a project that consisted in the design of two strategies that may be presented in the company Monstros & Cia (Grupo CH). It also stands out the set of activities developed throughout the internship.Critical analysis/conclusions: All tasks and objectives outlined were met during the internship, and all the work developed is now published, both in the company's internal newspaper and in the social media and websites of Monstros & Cia's customers. The learning during the 5 months will be essential for introduction in the labor market, considering the insertion in an environment and business context.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94539
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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