Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94264
Título: Propostas de melhoria no Processo de Receção de Mercadorias numa empresa do setor da energia: uma Pesquisa-Ação
Outros títulos: Goods Reception Process Improvement Proposals in an energy sector’s company: An Action Research
Autor: Rodrigues, Leonardo de Azevedo
Orientador: Coelho, Pedro Miguel Fernandes
Palavras-chave: Logística; Receção de Mercadorias; Melhoria Contínua; Avaliação de Desempenho; Logistics; Goods Reception; Continuous Improvement; Performance Evaluation
Data: 23-Fev-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Propostas de melhoria no Processo de Receção de Mercadorias numa empresa do setor da energia: uma Pesquisa-Ação
Local de edição ou do evento: Departamento de Engenharia Mecânica
Resumo: Logistic processes are of central importance in the competitiveness of organizations and the more efficient these processes are, the higher the level of satisfaction of suppliers and customers.This dissertation is the result of a curricular internship carried out at Efacec Power Solutions, SA., which consisted of an Action Research and focused on two business units, Transport and Automation. The project is part of the Driving Logistics Together program, which aims to i) improve the use of financial, human, structural and procedural resources, ii) implement greater and better control over logistics processes and iii) increase the efficiency and effectiveness of supply chain. In order to achieve the goals that the program set itself, it was necessary to evaluate, at first, the Goods Receiving Process and to unveil some of its inefficiencies.In order to understand this process, a data portfolio was built from direct observation of the procedures, from informal interviews with those responsible for the areas studied and from the export of information from the different databases.It was then possible to analyze the whole process and identify some of its inefficiencies, with an emphasis on the imbalance in the number of deliveries during the day and a precarious data record. Therefore, proposals for improvement were suggested and, consequently, the plan for their implementation was outlined, according to their impact/effort ratio.It is expected that, when all the suggestions for improvement are implemented, the process will become more efficient and that its evaluation will be more transparent and effective, allowing greater control over all the activities that comprise it.
Os processos logísticos assumem uma importância fulcral na competitividade das organizações e, quanto mais eficientes forem estes processos, maior será o nível de satisfação dos fornecedores e clientes.A presente dissertação é o resultado de um estágio curricular realizado na Efacec Power Solutions, SA., o qual consistiu numa Pesquisa-Ação e teve como foco duas unidades de negócio, a de Transportes e de Automação. O projeto está inserido no programa Driving Logistics Together que tem como objetivos i) melhorar a utilização dos recursos financeiros, humanos, estruturais e processuais, ii) implementar um maior e melhor controlo sobre os processos logísticos e iii) aumentar a eficiência e a eficácia da cadeia de abastecimento. Para atingir os objetivos a que o programa se propôs, foi necessário avaliar, num primeiro momento, o Processo de Receção de Mercadorias e descortinar algumas das suas ineficiências.De forma a conhecer este processo, construiu-se um portfólio de dados a partir da observação direta dos procedimentos, de entrevistas informais com os responsáveis das áreas estudadas e pela exportação de informação das diferentes bases de dados.Foi, então, possível analisar todo o processo e identificar algumas das suas ineficiências, sendo de destacar o desequilíbrio no número de entregas durante o dia e um precário registo de dados. Assim sendo, foram sugeridas propostas de melhoria e, consequentemente, delineado o plano de implementação das mesmas, de acordo com a sua relação impacto/esforço.Espera-se que, quando implementadas todas as sugestões de melhoria, o processo se torne mais eficiente e que a avaliação do mesmo seja mais transparente e eficaz, permitindo um maior controlo sobre todas as atividades que o compõem.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94264
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação Leonardo Rodrigues.pdf6.06 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons