Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93703
Título: O Google Earth como recurso pedagógico no ensino da Expansão Urbana: Processos e Dinâmicas
Outros títulos: Google Earth as a pedagogical resource in the teaching of Urban Expansion: Processes and Dynamics
Autor: Costa, Afonso Duarte
Orientador: Fernandes, João Luís Jesus
Palavras-chave: Expansão Urbana; Google Earth; Imagem Satélite; Ensino da Geografia; Urban Expansion; Google Earth; Satellite Imagery; Geography Teaching.
Data: 20-Nov-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: O Google Earth como recurso pedagógico no ensino da Expansão Urbana: Processos e Dinâmicas
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: É incontestável que o ser humano é um ator social e a sociedade é uma condição para prosperar. A humanidade encontra-se num processo de mudança. Há tendências para a expansão de uma sociedade urbana, resultante de um fenómeno que se define por urbanização. Trata-se de um processo socioeconómico profundo que transforma o espaço rural em espaço urbano e altera as territorialidades das populações. Esta urbanização resulta de forças motrizes várias e acarreta mudanças, mais ou menos radicais, da população rural que se “converte” à urbanidade. Alteram-se os modos de vida à medida que se verifica o aumento da população urbana, acompanhada pelo avanço da malha construída, produzindo uma paisagem que se pode perceber a partir de pontos distanciados de observação, tais como satélites.O desenvolvimento tecnológico fez-se acompanhar por um conjunto de instrumentos auxiliares de observação que podem beneficiar a Geografia, uma vez que são importantes para a análise da superfície terrestre. As imagens satélite, permitem acompanhar os fenómenos que nela ocorrem, incluindo, nalguns casos, o avanço da malha urbana.O Google Earth, é um software que dispõe de um vasto conjunto de imagens satélite e fotografias aéreas que representam o globo terrestre em 3 dimensões. O seu acesso gratuito, fácil e intuitivo, contribuiu fortemente para a democratização da observação da superfície terrestre a partir do espaço. Esta ferramenta tem um elevado potencial didático para o ensino da Geografia. Entre outros aspetos, permite aos alunos desenvolver o tão essencial “olhar espacial”, um contributo fundamental para a formação de cidadãos ativos e conscientes, conhecedores da sua realidade geográfica de proximidade, mas sensíveis também aos espaços mais distantes.
It´s indisputable that the human being it is a social actor and society is a condition to thrive. Humanity it is in a changing process. There are tendencies to the expansion of the urban society that is a result of a phenomenon defined as urbanization. It is a deep socio-economic process that transforms the rural space into urban space and changes the territorialities of the population. This urbanization it is the result of many driving forces and brings changes, in a more or less radical way, to the rural population that “converts itself” to the urbanization. It changes the lifestyles, as the urban population grows, escorted by the expansion of the urban built that produces a landscape that can be perceived trough distancing observation points, like the satellites. The technological advance brought a variety of auxiliary instruments that can be useful to Geography, since they are important to the analysis of the earth surface. The satellite imagery allows to observe the occurring phenomenon in it, including, in some cases, the evolution of the urban mesh.Google Earth, a software that disposes a large set of satellite images and aerial footages that represents the globe in three dimensions. His free, easy, and intuitive access, strongly contributed to the democratization of the observation of the earth surface from space. This tool has an immense didactic potential to Geography teaching. Beside other aspects, it allows the students to develop the so important “spatial look”, a fundamental contribute to the formation of active and conscious citizens, who know their close geographical reality, but also more sensitive to more distant spaces.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93703
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
AfonsoCosta_versaofinal.pdf10.83 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

173
Visto em 8/mai/2024

Downloads

235
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons