Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93447
Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO No AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) JUNTO DA TURMA DO 11.ºG NO ANO LETIVO DE 2018/2019
Outros títulos: PEDAGOGICAL TRAINING REPORT DEVELOPED IN THE GROUP OF MARINHA GRANDE ENENTED SCHOOLS (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) TOGETHER OF THE 11th G CLASS IN 2018/2019
Autor: Silva, Joaquim Esperança da
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Ensino Diferenciado; Planeamento e Avaliação; Reflexão; Pedagogical Internship; Physical Education; Differentiated Teaching; Planning and Evaluation; Reflection
Data: 4-Out-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO No AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) JUNTO DA TURMA DO 11.ºG NO ANO LETIVO DE 2018/2019
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: O Relatório de Estágio é o culminar de uma etapa de formação desenvolvida no âmbito do Estágio Pedagógico realizado numa turma do Secundário durante o ano letivo 2018/2019.Pretendemos, no presente documento descrever e refletir sobre cada uma das áreas constituintes do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (UC), realizado na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte da Marinha Grande, junto da Turma G, do 11.º ano de escolaridade. A estrutura do relatório encontra-se dividida em quatro capítulos: Contextualização da prática desenvolvida; Análise reflexiva sobre a prática pedagógica; Aprofundamento do tema/problema sobre o ensino diferenciado e Considerações finais. O primeiro capítulo refere-se à Contextualização da prática desenvolvida no Estágio Pedagógico, onde apresentamos as expetativas iniciais, o projeto formativo e a caraterização do contexto. No capítulo dois, Análise reflexiva sobre a prática pedagógica, analisamos as práticas de ensino realizadas ao longo do ano letivo, onde refletimos acerca da nossa intervenção pedagógica e participação nas diferentes atividades de estágio. No terceiro capítulo, intitulado Aprofundamento do tema/problema, procuramos perceber a importância dada, na perspetiva dos alunos, às práticas de ensino diferenciado, na disciplina de Educação Física. Da análise dos resultados verificamos que os alunos percecionaram como positivas e motivadoras as situações de ensino diferenciado nas três Unidades Didáticas lecionadas. O quarto capítulo apresentamos as Reflexões finais sobre o trabalho realizado no Estágio Pedagógico, respondendo aos objetivos definidos e apresentando um balanço que resulta do nosso desempenho no Relatório e no Estágio Pedagógico.
The Internship Report is the culmination of a training stage developed within the Pedagogical Internship carried out in a Secondary class during the 2018/2019 school year.We intend, in this document, to describe and reflect on each of the constituent areas of the Pedagogical Internship of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education (UC), held at the Secondary School Engenheiro Acácio Calazans Duarte da Marinha Grande, with class G, of the 11th grade.The structure of the report is divided into four chapters: Contextualization of the practice developed; Reflective analysis on pedagogical practice; Deepening the theme / problem on differentiated teaching and Final considerations.The first chapter refers to the Contextualization of the practice developed in the Pedagogical Internship, where we present the initial expectations, the formative project and the characterization of the context.In chapter two, Reflective analysis on pedagogical practice, we analyze the teaching practices carried out throughout the school year, where we reflect on our pedagogical intervention and participation in the different internship activities.In the third chapter, entitled Deepening the theme / problem, we try to understand the importance given to the practices of differentiated teaching in the discipline of Physical Education. From the analysis of the results we verified that the students perceived as positive and motivating the situations of differentiated teaching in the three Teaching Units taught.The fourth chapter presents the final reflections on the work accomplished in the Pedagogical Internship, responding to the defined objectives and presenting a balance that results from our performance in the Report and in the Pedagogical Internship.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/93447
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg_2019_Joaquim_Silva.pdf11.43 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

97
Visto em 16/jul/2024

Downloads

269
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons