Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/92215
Título: | Integração de Conteúdos VR em Website para Biblioteca | Outros títulos: | Integration of VR Content on Library Website | Autor: | Costa, António Domingos Miguel da | Orientador: | Cardoso, Jorge C. S. Carvalho, Pedro Filipe Martins |
Palavras-chave: | Realidade Virtual; Visita interativa em 360o,; Web design; Virtual Reality; Interactive 360o Tour; Web design | Data: | 18-Set-2020 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Integração de Conteúdos VR em Website para Biblioteca | Local de edição ou do evento: | DEI-FCTUC | Resumo: | This dissertation, in the areas of web design and interaction design, focuses on exploring possibilities of integrating virtual reality into websites for Libraries, using the current Polo II Library of the University of Coimbra as a case study. This report discusses the theoretical concepts of virtual reality; describes a purpose of incorporating virtual reality into the web; presents tools and hardware used in VR and analyses applications that present virtual reality developed previously, which relate to the project. In addition, it describes the analysis made on the current platform of the Polo II Library; it presents the focus of the project that consisted of redesigning the platform creating a more modern graphic identity and adding interactive and immersive visit functionality in 360o. This dissertation describes the process of dedesign and implementation of the library website re-design prototype, as well as the results of the usability assessment carried out. With this prototype we conclude that the addition of VR content on the library website is possible, with some effort, resulting in an alternative way to experience the physical space of the library. . Esta dissertação, inserida nas áreas de web design e design de interação, tem como foco explorar possibilidades de integrar conteúdos de realidade virtual em websites para Bibliotecas, usando a atual Biblioteca do Polo II da Universidade de Coimbra como caso de estudo. Este relatório aborda os conceitos teóricos da realidade virtual; descreve a finalidade de incorporar realidade virtual na web; apresenta ferramentas e hardwares, utilizados na RV e analisa aplicações que apresentam realidade virtual desenvolvidas anteriormente, que se relacionam com o projeto. Além de abordar sobre os temas mencionados, descreve a análise feita sobre a atual plataforma da Biblioteca do Polo II; apresenta o foco do projeto que consiste redesenhar a plataforma existente tornando a identidade gráfica mais moderna e acrescentar a funcionalidade de visita interativa e imersiva em 360o. Esta dissertação descreve o processo de design e implementação do protótipo do re-design do website da biblioteca, assim como os resultados da avaliação de usabilidade efetuada. Com este protótipo concluímos que a adição de conteúdos de RV no website da biblioteca é possível, com algum esforço, resultando numa forma alternativa de experienciar o espaço físico da biblioteca.. . |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia | URI: | https://hdl.handle.net/10316/92215 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018228440_Antonio da Costa.pdf | 10.28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
183
Visto em 30/out/2024
Downloads
276
Visto em 30/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons