Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/91221
Title: | Esbater Fronteiras - A Interdisciplinaridade no Ensino da Arquitetura em Coimbra | Other Titles: | Blurring Boundaries - Interdisciplinarity in Architecture Education in Coimbra | Authors: | Graça, Ana Luísa da Costa | Orientador: | Gil, Bruno Ricardo Abrantes | Keywords: | Ensino da Arquitetura; Interdisciplinaridade; Coimbra; DARQ; Projeto; Architeture Education; Interdisciplinarity; Coimbra; DARQ; Design | Issue Date: | 10-Sep-2019 | Serial title, monograph or event: | Esbater Fronteiras - A Interdisciplinaridade no Ensino da Arquitetura em Coimbra | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | A interdisciplinaridade no ensino da Arquitetura será o objeto de estudo desta dissertação. O foco resume-se em todas as pontes e ligações de onde a disciplina da arquitetura retira conhecimento, e como o transmite no percurso formativo.A mediação desta colaboração entre disciplinas, assim como a pedagogia e o ensino da Arquitetura, é algo que tem sido discutido sucessivamente, e que se encontra em constante mudança a par das alterações sociológicas, políticas e até mesmo da própria visão da escola em relação à profissão. Torna-se assim pertinente a análise do que está a acontecer no contemporâneo, no curso de Arquitetura, da Universidade de Coimbra.Pretende-se escrutinar todo o tipo de relações entre conhecimentos exteriores à área em questão, e de que modo acontecem, se desenvolvem e como complementam a formação do futuro arquiteto. As áreas exteriores que o Departamento de Arquitetura, em Coimbra, recolhe para si e assume como essenciais demonstram a sua identidade e o seu pensamento arquitetónico.Estas “formas de contacto” podem estar presentes de diversas maneiras, desde áreas nucleares inseridas no currículo, a professores, a indivíduos convidados para momentos no atelier de projeto, conferências, workshops e exposições… Apesar de esta colaboração exterior nem sempre ser assumida, ou estar presente mas em diferentes escalas, a ideia de multidisciplinaridade, de transdisciplinaridade e interdisciplinaridade estão sempre inseridas neste envelope que é o ensino da Arquitetura. A interdisciplinaridade no ensino da Arquitetura será o objeto de estudo desta dissertação. O foco resume-se em todas as pontes e ligações de onde a disciplina da arquitetura retira conhecimento, e como o transmite no percurso formativo.A mediação desta colaboração entre disciplinas, assim como a pedagogia e o ensino da Arquitetura, é algo que tem sido discutido sucessivamente, e que se encontra em constante mudança a par das alterações sociológicas, políticas e até mesmo da própria visão da escola em relação à profissão. Torna-se assim pertinente a análise do que está a acontecer no contemporâneo, no curso de Arquitetura, da Universidade de Coimbra.Pretende-se escrutinar todo o tipo de relações entre conhecimentos exteriores à área em questão, e de que modo acontecem, se desenvolvem e como complementam a formação do futuro arquiteto. As áreas exteriores que o Departamento de Arquitetura, em Coimbra, recolhe para si e assume como essenciais demonstram a sua identidade e o seu pensamento arquitetónico.Estas “formas de contacto” podem estar presentes de diversas maneiras, desde áreas nucleares inseridas no currículo, a professores, a indivíduos convidados para momentos no atelier de projeto, conferências, workshops e exposições… Apesar de esta colaboração exterior nem sempre ser assumida, ou estar presente mas em diferentes escalas, a ideia de multidisciplinaridade, de transdisciplinaridade e interdisciplinaridade estão sempre inseridas neste envelope que é o ensino da Arquitetura. |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia | URI: | https://hdl.handle.net/10316/91221 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Ana Luisa Graça.pdf | 64.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
138
checked on Apr 23, 2024
Download(s)
83
checked on Apr 23, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License