Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/90029
Título: Recursos digitais para o desenvolvimento do léxico de aprendestes de PLNM - Nível A1: Âmbito temático das refeições e alimentação
Outros títulos: The development of digital resources for learning the lexicon of the thematic field of meals and food by A1 level students of PFL
Autor: Luo, Sha
Orientador: Martins, Cristina dos Santos Pereira
Palavras-chave: Recursos digitais; Anki; Léxico; Âmbito temático das refeições e alimentação; Português língua não materna; Digital resources; Anki; Lexicon; Thematic field of meals and food; Portuguese as a foreign language
Data: 18-Jul-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Recursos digitais para o desenvolvimento do léxico de aprendestes de PLNM - Nível A1: Âmbito temático das refeições e alimentação
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Este projeto tem como objetivo selecionar léxico de aprendizagem adequado para os aprendentes da língua portuguesa do nível A1 (segundo o QECRL-Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas). Trata-se, nomeadamente, de desenvolver recursos digitais para o desenvolvimento do léxico de aprendentes de PLNM (Português Língua Não Materna) do nível A1 no âmbito temático das refeições e alimentação. Como sabemos, o léxico ocupa um papel essencial e muito importante na aprendizagem de uma língua, seja língua materna (LM), seja língua não materna (LNM). Com o desenvolvimento de tecnologia, o uso de recursos digitais facilita o domínio de léxico. Neste projeto apresenta-se o uso do aplicativo Anki (cartões com 2 faces) que ajuda os aprendentes do nível A1 a memorizarem as palavras relativas a alimentação e às refeições com mais eficácia a longo prazo. Para concretizar o projeto, desenvolveram-se uma série de processos: a seleção das palavras, das imagens e das gravações-áudio do léxico, bem como a verificação das respetivas divisões silábicas e das transcrições fonéticas. Além disso, para evitar efietos de ambiguidade das imagens, administrou-se também um inquérito a falantes nativos do português europeu de diferentes idades, sexos e nível de escolaridade.................................................................................................................................................................................................................................................
This project aims at selecting appropriate lexicon for students of Portuguese as a foreign language (PFL) of the A1 level (according to the CEFRL- Common European Framework of Reference for Language). Specifically, the project consists in the development of digital resources for learning the lexicon of the thematic field of meals and food by A1 level students of PFL. As we all know, the lexicon plays a very essential and important role in learning a language, whether the mother language or a non native language. With the development of tecnology,the use of digital resources facilitates the assinilation of the lexicon. This project prests the use of the application Anki (cards with 2 sides) that helps A1 level students to memorize efficiently the selected lexicon in the long term. To fulfil the project, a series of processes have been undetaken: the selection of the words, the images, and the audio recordings of the words, besides the verification of their syllable divisions and phonetic transcriptions. Moreover, to avoid the effects of ambiguity of the images, an inquiry was conducted with native speakers of European Portuguese of different ages, genders and education levels........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Descrição: Trabalho de Projeto do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/90029
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
ShaLuo_versaofinal.pdf2.49 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

373
Visto em 14/mai/2024

Downloads

316
Visto em 14/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons