Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/89447
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraújo, Elizabeth Adorno de-
dc.contributor.authorGiesbrecht, Daniel Florence-
dc.date.accessioned2020-06-03T09:21:09Z-
dc.date.available2020-06-03T09:21:09Z-
dc.date.issued2005-04-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/89447-
dc.descriptionDocumentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros-
dc.description.abstractO presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem como objetivo analisar o processo de formação de professores de História frente aos principais paradigmas que envolvem a produção do conhecimento histórico e a educação. Para isso, buscamos conhecer como os cursos de graduação estão se estruturando para propiciar a formação de profissionais críticos e problematizadores. Tivemos como loco de estudo o curso de História da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e, como participantes, os quatorze docentes que, no momento da realização do trabalho, nele atuavam. Optamos por realizar uma pesquisa de caráter qualitativo através da análise do Projeto Pedagógico do curso e das falas dos docentes. Foram realizadas entrevistas individuais com os docentes, nas quais procuramos enfocar questões específicas do curso, assim como concepções epistemológicas e metodológicas. Baseados no pressuposto de que a História trabalhada nas salas de aulas do ensino básico ainda apresentar uma visão tida como “tradicional”, realizamos ao mesmo tempo uma análise do próprio ensino de História. Pudemos, no decorrer deste trabalho, perceber que o processo de formação de professores, assim como o processo de construção do conhecimento histórico não se realiza de forma isolada, sofrendo profunda influência do capitalismo globalizado e de questões que estão aquém do controle do professor, mas, mesmo assim, a pesquisa demonstrou que o curso estudado enfatiza propostas que tentam fugir de tal panorama. Este fato implica desafios e limitações, mas, ao mesmo tempo, lutas e superações, deste modo, através de avanços e retrocessos, a produção do conhecimento histórico vem tentando sobreviver frente à profunda despolitização que a sociedade capitalista insiste em cultuar.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectHistóriapt
dc.subjectEnsino de Históriapt
dc.subjectFormação de Professorespt
dc.titleA Formação do Professor de História Frente aos Paradigmas do Conhecimento: o Curso de História no Centro do Debatept
dc.typemasterThesispt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2005-04-01*
uc.rechabilitacaoestrangeirayespt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0003-4142-6860-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
UC - Reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação.pdfDissertação de Mestrado852.45 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

96
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

81
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.