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https://hdl.handle.net/10316/88150
Título: | Pensamento ecológico como base para repensar o perfil de formação do tecnólogo em gestão ambiental na Bahia | Autor: | Costa, Roberta Lordelo da | Orientador: | Rocha, Pedro Luís Bernardo da | Palavras-chave: | Gestão Ambiental; Conhecimento Ecológico; Legislação Ambiental; Estudo de Impacto Ambiental | Data: | Dez-2013 | Resumo: | Os impactos ambientais decorrentes dos empreendimentos ou das atividades humanas potencialmente poluidoras motivam a realização do licenciamento ambiental, um procedimento administrativo, previsto por lei, que envolve profissionais das diferentes áreas, inclusive o tecnólogo em Gestão Ambiental na produção de Estudos de Impactos Ambientais (EIA) / Relatório de Impactos Ambientais (RIMA) como uma de suas etapas. Para compreender de que forma o gestor ambiental pode conduzir a elaboração de EIA/RIMAs mais efetivos na defesa do meio ambiente, procurei verificar a regulamentação dessa atividade na legislação vigente e a demanda de trabalho para sua produção, obtida por meio de dados diretos, advindos do mapeamento do número de empresas de consultoria no estado, e indiretos, conseguidos pelo levantamento da oferta de emprego. Com base nos cursos de tecnólogo em Gestão Ambiental oferecidos no estado fiz o mapeamento de sua oferta e a partir de algumas de suas ementas e matrizes curriculares analisei o seu perfil profissional. Dessa forma, identifiquei lacunas existentes no processo de formação e a partir delas, estabeleci diretrizes para definição de um novo perfil, tendo como base o conhecimento ecológico aplicado e a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) como metodologia. Nesse enfoque, atribui-se às instituições de ensino a tarefa de melhoria dos seus cursos, considerando que as formações atuais estão voltadas a perfis mais administrativos ou de base ecológica pouco aplicada na resolução das questões ambientais. É sugerido o PBL como ferramenta metodológica por sua natureza objetiva e dinâmica, aplicada à resolução de problemas, ideal para o curto tempo (dois anos e meio) de duração desses cursos. Em relação ao conhecimento ecológico aplicado, é recomendada uma revisão da ecologia que vem sendo ensinada nas graduações de maneira a adquirir mais funcionalidade para contribuir na compreensão da dinâmica das inter-relações existentes no ambiente e os impactos advindos da inserção de um empreendimento. | Descrição: | Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros | URI: | https://hdl.handle.net/10316/88150 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado UC - Reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros |
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Roberta_Lordelo_dissertação mestrado.pdf | Dissertação de Mestrado | 2.21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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