Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/88033
Título: Identidades visuais dinâmicas: os mecanismos de variação e a sua preponderância no alcance da flexibilidade e da generatividade
Outros títulos: Dynamic visual identities: the variation mechanisms and its importance in achieving flexibility and generativity
Autor: Chaves, Pedro Nuno Gama da Silva de Matos
Orientador: Bicker, João Manuel Frade Belo
Cunha, João Miguel Andrade Proença da
Palavras-chave: Flexibilidade; Generatividade; Graphic Design; Dynamic Visual Identities; Variation Mechanisms; Flexibility; Generativity; Design Gráfico; Identidades Visuais Dinâmicas; Mecanismos de Variação
Data: 13-Set-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Identidades visuais dinâmicas: os mecanismos de variação e a sua preponderância no alcance da flexibilidade e da generatividade
Local de edição ou do evento: DEI-FCTUC
Resumo: Nos últimos anos tem-se assistido a uma evolução tecnológica a um nível cada vez mais acelerado e com as sociedades das diferentes regiões em constante mudança, o design vê-se obrigado a adaptar-se constantemente a novas situações e paradigmas para que continue a ter um papel ativo no mundo. Esta situação tem, na atualidade, grande impacto nas organizações, que ao contrário do século passado, vêem-se obrigadas a reinventar-se a cada momento, sendo por isso importante que as identidades visuais destes grupos, acompanhem essas mudanças. Por esta razão, as identidades visuais dinâmicas têm ganho cada vez mais adeptos, pois as variações que as caracterizam permitem precisamente a adaptação necessária a novas situações.Nesta dissertação são estudadas as propriedades das identidades visuais dinâmicas, tendo como principal objectivo explorar a relação entre os mecanismos de variação dos elementos de um sistema de identidade e as características atingidas. No contexto da dissertação, são exploradas as identidades visuais que se consideram flexíveis e generativas. Para isso, é feito um estudo sobre as identidades visuais do presente e do passado; é realizada uma análise aos mecanismos de variação e características das identidades visuais dinâmicas; são analisados alguns exemplos de identidades visuais estáticas e dinâmicas; e são ainda estudadas matérias essenciais para o sucesso de uma identidade, como a relação com o cliente e a organização do trabalho. De seguida, são apresentadas as experimentações realizadas com os mecanismos de variação, em dois casos diferentes, para tirar conclusões sobre as suas vantagens no alcance da flexibilidade e da generatividade. Por último, é apresentada uma identidade visual, produzida para que o estudo realizado fosse materializado e as conclusões retiradas pudessem ser analisadas num caso real. Esta abordagem permitiu estudar o papel dos mecanismos de variação para atingir as características desejadas, respondendo ao mesmo tempo às necessidades do cliente.
In recent years there has been a technological evolution at an ever-increasing pace and with the societies of the different regions in constant change, the design is forced to adapt constantly to new situations and paradigms so that it continues to play an active role in the world. This situation has a great impact on organizations, which, unlike the last century, are forced to reinvent themselves at every moment. It is therefore important that the visual identities of these groups accompany these changes. For this reason, dynamic visual identities have gained more and more followers because the variations that characterize them allow precisely the necessary adaptation to new situations.This dissertation studies the properties of dynamic visual identities, with the main objective of exploring the relationship between the variation mechanisms of the elements of an identity system and the characteristics reached. In the context of the dissertation, the visual identities explored are the ones considered flexible and generative. For this, a study about the visual identities of the present and the past is done; an analysis of the variation mechanisms and characteristics of dynamic visual identities is made; some examples of static and dynamic visual identities are analyzed; and essential subjects for the success of an identity, such as, the relationship with the client and the organization of the work are also studied. After, we present the experiments performed with the variation mechanisms, in two different cases, to draw conclusions about their advantages in achieving flexibility and generativity. Lastly, we present a visual identity created to materialize the study and to analyze the conclusions drawn, in a real case. This approach allowed us to study the role of variation mechanisms in order to achieve the desired characteristics while responding to client needs.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/88033
Direitos: openAccess
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