Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/87995
Título: Electric Vehicle Charge Management System for 5G Networks
Outros títulos: Sistema de gestão de carga de veículos elétricos para redes 5G
Autor: Almeida, André Monteiro do Rosário
Orientador: Granjal, António Jorge da Costa
Palavras-chave: 5G, V2X, V2G; normas; comunicação veicular; veículo elétrico; 5G, V2X, V2G; standards; vehicular communication; electric vehicle
Data: 11-Set-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Electric Vehicle Charge Management System for 5G Networks
Local de edição ou do evento: WIT Software
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar, planear, implementar e avaliar a prototipagem de um sistema de gestão de reservas de carregamentos de veículos elétricos recorrendo às normas atuais em comunicação veicular 5G, de modo a que seja um sistema universal, não sendo necessário equipamento proprietário. Como as normas do 5G, nomeadamente as normas de comunicação veicular - V2X - estão a ser especificadas, é importante perceber as limitações atuais e o que é possível realizar. A adoção de veículos elétricos tem vindo a aumentar, apesar da grande maioria ainda ter baixa autonomia. Encontra-se assim a necessidade de se planear viagens longas, sendo importante perceber quando e onde se carregar o veículo. Com as normas de comunicação veicular, especificamente a comunicação entre veículo e a rede - V2G -, é possível a comunicação com os pontos de carga, ou com um servidor que controla pontos de carga, e a troca de mensagens de reserva, sendo possível garantir que o condutor possa efetuar o carregamento do seu veículo elétrico a uma dada altura durante uma viagem.O presente trabalho tem como objetivo investigar, planear, implementar e avaliar a prototipagem de um sistema de gestão de reservas de carregamentos de veículos elétricos recorrendo às normas atuais em comunicação veicular 5G, de modo a que seja um sistema universal, não sendo necessário equipamento proprietário. Como as normas do 5G, nomeadamente as normas de comunicação veicular - V2X - estão a ser especificadas, é importante perceber as limitações atuais e o que é possível realizar. A adoção de veículos elétricos tem vindo a aumentar, apesar da grande maioria ainda ter baixa autonomia. Encontra-se assim a necessidade de se planear viagens longas, sendo importante perceber quando e onde se carregar o veículo. Com as normas de comunicação veicular, especificamente a comunicação entre veículo e a rede - V2G -, é possível a comunicação com os pontos de carga, ou com um servidor que controla pontos de carga, e a troca de mensagens de reserva, sendo possível garantir que o condutor possa efetuar o carregamento do seu veículo elétrico a uma dada altura durante uma viagem.
The present work has as objective to investigate, plan, implement and evaluate the prototyping of an electric vehicle charging reservation management system resorting to the current standards in 5G vehicular communication, to make a universal system that doesn't require proprietary equipment.Since the 5G standards, specifically the vehicular communication standards - Vehicle to Everything (V2X) - are in development, it's important to understand the current limitations and what's possible to accomplish.There has been an increasing adoption of electric vehicles, even though the majority still have low autonomy. Therefore the need to plan long trips arises, being important to understand when and where to charge the vehicle. With the vehicular communication standards, specifically between the vehicle and the electric grid - Vehicle to Grid (V2G) -, it's possible to communicate with charging points, or with a server that controls charging points, and to exchange reservation messages, making it possible to ensure that a driver can charge his electric vehicle at a certain point in a trip.The present work has as objective to investigate, plan, implement and evaluate the prototyping of an electric vehicle charging reservation management system resorting to the current standards in 5G vehicular communication, to make a universal system that doesn't require proprietary equipment.Since the 5G standards, specifically the vehicular communication standards - Vehicle to Everything (V2X) - are in development, it's important to understand the current limitations and what's possible to accomplish.There has been an increasing adoption of electric vehicles, even though the majority still have low autonomy. Therefore the need to plan long trips arises, being important to understand when and where to charge the vehicle. With the vehicular communication standards, specifically between the vehicle and the electric grid - Vehicle to Grid (V2G) -, it's possible to communicate with charging points, or with a server that controls charging points, and to exchange reservation messages, making it possible to ensure that a driver can charge his electric vehicle at a certain point in a trip.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/87995
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato Entrar
2013152895.pdf3.55 MBAdobe PDF    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

167
Visto em 8/mai/2024

Downloads

50
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons