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https://hdl.handle.net/10316/87995
Título: | Electric Vehicle Charge Management System for 5G Networks | Outros títulos: | Sistema de gestão de carga de veículos elétricos para redes 5G | Autor: | Almeida, André Monteiro do Rosário | Orientador: | Granjal, António Jorge da Costa | Palavras-chave: | 5G, V2X, V2G; normas; comunicação veicular; veículo elétrico; 5G, V2X, V2G; standards; vehicular communication; electric vehicle | Data: | 11-Set-2019 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Electric Vehicle Charge Management System for 5G Networks | Local de edição ou do evento: | WIT Software | Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar, planear, implementar e avaliar a prototipagem de um sistema de gestão de reservas de carregamentos de veículos elétricos recorrendo às normas atuais em comunicação veicular 5G, de modo a que seja um sistema universal, não sendo necessário equipamento proprietário. Como as normas do 5G, nomeadamente as normas de comunicação veicular - V2X - estão a ser especificadas, é importante perceber as limitações atuais e o que é possível realizar. A adoção de veículos elétricos tem vindo a aumentar, apesar da grande maioria ainda ter baixa autonomia. Encontra-se assim a necessidade de se planear viagens longas, sendo importante perceber quando e onde se carregar o veículo. Com as normas de comunicação veicular, especificamente a comunicação entre veículo e a rede - V2G -, é possível a comunicação com os pontos de carga, ou com um servidor que controla pontos de carga, e a troca de mensagens de reserva, sendo possível garantir que o condutor possa efetuar o carregamento do seu veículo elétrico a uma dada altura durante uma viagem.O presente trabalho tem como objetivo investigar, planear, implementar e avaliar a prototipagem de um sistema de gestão de reservas de carregamentos de veículos elétricos recorrendo às normas atuais em comunicação veicular 5G, de modo a que seja um sistema universal, não sendo necessário equipamento proprietário. Como as normas do 5G, nomeadamente as normas de comunicação veicular - V2X - estão a ser especificadas, é importante perceber as limitações atuais e o que é possível realizar. A adoção de veículos elétricos tem vindo a aumentar, apesar da grande maioria ainda ter baixa autonomia. Encontra-se assim a necessidade de se planear viagens longas, sendo importante perceber quando e onde se carregar o veículo. Com as normas de comunicação veicular, especificamente a comunicação entre veículo e a rede - V2G -, é possível a comunicação com os pontos de carga, ou com um servidor que controla pontos de carga, e a troca de mensagens de reserva, sendo possível garantir que o condutor possa efetuar o carregamento do seu veículo elétrico a uma dada altura durante uma viagem. The present work has as objective to investigate, plan, implement and evaluate the prototyping of an electric vehicle charging reservation management system resorting to the current standards in 5G vehicular communication, to make a universal system that doesn't require proprietary equipment.Since the 5G standards, specifically the vehicular communication standards - Vehicle to Everything (V2X) - are in development, it's important to understand the current limitations and what's possible to accomplish.There has been an increasing adoption of electric vehicles, even though the majority still have low autonomy. Therefore the need to plan long trips arises, being important to understand when and where to charge the vehicle. With the vehicular communication standards, specifically between the vehicle and the electric grid - Vehicle to Grid (V2G) -, it's possible to communicate with charging points, or with a server that controls charging points, and to exchange reservation messages, making it possible to ensure that a driver can charge his electric vehicle at a certain point in a trip.The present work has as objective to investigate, plan, implement and evaluate the prototyping of an electric vehicle charging reservation management system resorting to the current standards in 5G vehicular communication, to make a universal system that doesn't require proprietary equipment.Since the 5G standards, specifically the vehicular communication standards - Vehicle to Everything (V2X) - are in development, it's important to understand the current limitations and what's possible to accomplish.There has been an increasing adoption of electric vehicles, even though the majority still have low autonomy. Therefore the need to plan long trips arises, being important to understand when and where to charge the vehicle. With the vehicular communication standards, specifically between the vehicle and the electric grid - Vehicle to Grid (V2G) -, it's possible to communicate with charging points, or with a server that controls charging points, and to exchange reservation messages, making it possible to ensure that a driver can charge his electric vehicle at a certain point in a trip. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia | URI: | https://hdl.handle.net/10316/87995 | Direitos: | closedAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
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