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Título: Aspetos de concordância nominal em português língua estrangeira por falantes de língua materna bantu (shona) e de inglês língua segunda
Autor: Nhatuve, Diocleciano Joao Raul
Orientador: Martins, Cristina
Rio-Torto, Graça
Palavras-chave: PLE de aprendentes zimbabueanos; Interlíngua; Concordância nominal; Concordância variável; Género nominal; Número nominal
Data: 6-Jun-2019
Resumo: O presente estudo tem como objetivo descrever a concordância nominal em textos escritos por aprendentes de português língua estrangeira (PLE) na Universidade do Zimbábue. A descrição vai permitir a identificação de tendências particulares deste grupo na manifestação da concordância nominal (de género e de número) em sintagmas nominais e em frases de predicação de sujeito. O estudo baseia-se nas teorias de aquisição das línguas não maternas e, de forma específica, nos aspetos que constituem ponto de convergência dos diferentes modelos teóricos, nomeadamente, a necessidade de exposição a um input linguístico, a ação do conhecimento linguístico prévio para a construção da interlíngua e a dependência do processo de aquisição/aprendizagem de línguas não maternas de características individuais dos aprendentes e dos seus contextos de aquisição/aprendizagem. Adota-se, entretanto, uma abordagem mista, considerando as metodologias qualitativa e quantitativa de pesquisa científica. O texto está organizado em sete capítulos, sendo o primeiro e o segundo referentes à introdução e à apresentação de fundamentos teóricos que alicerçam este estudo. No terceiro e no quarto, é feita a revisão da literatura sobre a concordância nominal em português e discutido o perfil linguístico dos aprendentes zimbabueanos do PLE. O quinto e o sexto capítulos são referentes ao estudo empírico (metodologia e análise de dados), enquanto o último trata das considerações finais. O corpus analisado é constituído por estruturas que ocorrem em produções textuais escritas por aprendentes de português do segundo e do terceiro anos de bacharelato e licenciatura em diferentes áreas. Os resultados da pesquisa indicam que os desvios de concordância ocorrem amiúde em estruturas complexas em que o sintagma nominal é parte de um outro sintagma, nomeadamente, em estruturas com a função de modificador ou complemento do nome ou do verbo. Os desvios ocorrem igualmente no estabelecimento da concordância entre o nome e o adjetivo (com função atributiva ou predicativa). Ademais, revela-se, por um lado, a existência de aspetos comuns aos aprendentes de PLE em geral, como sejam, a tendência para o uso preferencial dos valores de número e de género não marcados e a mais acentuada dificuldade dos aprendentes em estabelecer a concordância em género. Por outro, sobressaem aspetos que se mostram particulares ao grupo-alvo. Trata-se do facto de, no estabelecimento da concordância, e diferentemente do que acontece no Português do Brasil, no Português de Angola e no Português de Moçambique, por exemplo, os especificadores e os adjetivos permanecerem na sua forma não marcada, ficando apenas o núcleo a projetar os valores de género feminino e de número plural. No que concerne à concordância de género, os dados revelam que os índices temáticos têm influência nas tendências desviantes. Aliás, o índice elevado de desvios está relacionado com os nomes de IT –a, -Ø ou atemáticos. Destaca-se o papel do conhecimento linguístico prévio dos estudantes e os aspetos de acessibilidade, natureza e processamento de input na origem das dificuldades de estabelecer a concordância em sintagmas nominais e estruturas de predicação de sujeito. Os desvios caracterizam diferentes fases da interlíngua dos estudantes: enquanto os problemas de concordância nominal em número se resolvem mais rapidamente, os problemas de concordância em género são mais difíceis de erradicar. Do 2º para o 3º ano os desvios de concordância em número, considerados globalmente, reduzem em cerca de 26%.
Descrição: Tese de Doutoramento em Linguística do Português, apresentada ao Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/87627
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Português - Teses de Doutoramento

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