Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87627
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Cristina-
dc.contributor.advisorRio-Torto, Graça-
dc.contributor.authorNhatuve, Diocleciano Joao Raul-
dc.date.accessioned2019-09-19T14:41:13Z-
dc.date.available2019-09-19T14:41:13Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/87627-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Linguística do Português, apresentada ao Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo descrever a concordância nominal em textos escritos por aprendentes de português língua estrangeira (PLE) na Universidade do Zimbábue. A descrição vai permitir a identificação de tendências particulares deste grupo na manifestação da concordância nominal (de género e de número) em sintagmas nominais e em frases de predicação de sujeito. O estudo baseia-se nas teorias de aquisição das línguas não maternas e, de forma específica, nos aspetos que constituem ponto de convergência dos diferentes modelos teóricos, nomeadamente, a necessidade de exposição a um input linguístico, a ação do conhecimento linguístico prévio para a construção da interlíngua e a dependência do processo de aquisição/aprendizagem de línguas não maternas de características individuais dos aprendentes e dos seus contextos de aquisição/aprendizagem. Adota-se, entretanto, uma abordagem mista, considerando as metodologias qualitativa e quantitativa de pesquisa científica. O texto está organizado em sete capítulos, sendo o primeiro e o segundo referentes à introdução e à apresentação de fundamentos teóricos que alicerçam este estudo. No terceiro e no quarto, é feita a revisão da literatura sobre a concordância nominal em português e discutido o perfil linguístico dos aprendentes zimbabueanos do PLE. O quinto e o sexto capítulos são referentes ao estudo empírico (metodologia e análise de dados), enquanto o último trata das considerações finais. O corpus analisado é constituído por estruturas que ocorrem em produções textuais escritas por aprendentes de português do segundo e do terceiro anos de bacharelato e licenciatura em diferentes áreas. Os resultados da pesquisa indicam que os desvios de concordância ocorrem amiúde em estruturas complexas em que o sintagma nominal é parte de um outro sintagma, nomeadamente, em estruturas com a função de modificador ou complemento do nome ou do verbo. Os desvios ocorrem igualmente no estabelecimento da concordância entre o nome e o adjetivo (com função atributiva ou predicativa). Ademais, revela-se, por um lado, a existência de aspetos comuns aos aprendentes de PLE em geral, como sejam, a tendência para o uso preferencial dos valores de número e de género não marcados e a mais acentuada dificuldade dos aprendentes em estabelecer a concordância em género. Por outro, sobressaem aspetos que se mostram particulares ao grupo-alvo. Trata-se do facto de, no estabelecimento da concordância, e diferentemente do que acontece no Português do Brasil, no Português de Angola e no Português de Moçambique, por exemplo, os especificadores e os adjetivos permanecerem na sua forma não marcada, ficando apenas o núcleo a projetar os valores de género feminino e de número plural. No que concerne à concordância de género, os dados revelam que os índices temáticos têm influência nas tendências desviantes. Aliás, o índice elevado de desvios está relacionado com os nomes de IT –a, -Ø ou atemáticos. Destaca-se o papel do conhecimento linguístico prévio dos estudantes e os aspetos de acessibilidade, natureza e processamento de input na origem das dificuldades de estabelecer a concordância em sintagmas nominais e estruturas de predicação de sujeito. Os desvios caracterizam diferentes fases da interlíngua dos estudantes: enquanto os problemas de concordância nominal em número se resolvem mais rapidamente, os problemas de concordância em género são mais difíceis de erradicar. Do 2º para o 3º ano os desvios de concordância em número, considerados globalmente, reduzem em cerca de 26%.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectPLE de aprendentes zimbabueanospt
dc.subjectInterlínguapt
dc.subjectConcordância nominalpt
dc.subjectConcordância variávelpt
dc.subjectGénero nominalpt
dc.subjectNúmero nominalpt
dc.titleAspetos de concordância nominal em português língua estrangeira por falantes de língua materna bantu (shona) e de inglês língua segundapt
dc.typedoctoralThesispt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2019-06-06*
dc.identifier.tid101609752pt
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidadespt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameDoutoramento em Linguística do Portuguêspt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.advisor.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9335-6027-
crisitem.advisor.orcid9085-5521-3442-7160-
Appears in Collections:FLUC Secção de Português - Teses de Doutoramento
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Aspetos de concordância nominal em português.pdf3.97 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

348
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

1,080
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.