Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87309
Title: Playsketch - Game Design and Experience Evaluation
Other Titles: Playsketch – Desenho e avaliação da experiência de jogo
Authors: Rocha, Fernando Miguel Cardoso
Orientador: Cardoso, Jorge Carlos dos Santos
Keywords: design de jogos; avaliação de jogos; jogabilidade; experiência de jogo; videojogos; game design; game evaluation; playability; player experience; video games
Issue Date: 9-Jul-2019
Serial title, monograph or event: Playsketch - Game Design and Experience Evaluation
Place of publication or event: Playsketch
Abstract: A experiência que um jogo oferece aos seus jogadores é o foco no processo de desenvolvimento de videojogos. Muitos videojogos não são bem sucedidos no mercado devido a falhas de design ou problemas de jogabilidade e/ou usabilidade. Estas falhas devem ser colmatadas o máximo possível por vias de avaliação de experiência baseadas em testes com potenciais utilizadores finais. Neste projeto, um processo de design iterativo de avaliação e correção de problemas de jogabilidade é realizado. O objeto de estudo neste processo é um jogo de corridas 2D para dispositivos móveis, desenvolvido especificamente para crianças entre seis e doze anos de idade. As avaliações são realizadas em cenários de teste de utilizadores por sessões de jogabilidade. Essas avaliações resultaram na detecção de várias falhas de jogabilidade, como a falta de domínio sobre o controlo existente e a falta de feedback ao interagir com alguns elementos do jogo. Quatro novos controlos (acelerómetro, volante, joystick analógico e joystick + botão) foram implementados e testados em uma sessão de teste. Os resultados mostram que as crianças preferem as opções de joystick, pois fornecem melhor controlo sobre o personagem do jogador. Novas características também foram implementadas, como um novo modo de jogo e um servidor multiplayer que podem fornecer aos jogadores a vontade de jogar repetidas vezes. Com o conhecimento gerado a partir das interações com os participantes das avaliações, um protótipo para um novo jogo foi desenvolvido e será avaliado em trabalho futuro.
The experience that a game provides to its players is the focus in the video game development process. Many video games are not successful in the market due to design flaws or playability and usability problems. These failures should be sorted out as much as possible by evaluating the player experience having as basis playtesting sessions with potential end-users. In this project, an iterative design process of evaluation and correction of playability problems is carried out. The object of study in this process is a work-in-progress top-down 2D mobile racing game designed specifically for children with ages six through twelve years old. The evaluations were performed in user-testing scenarios by playtesting sessions. On-site observations, questionnaires and interviews were the selected instruments of data retrieval. These evaluations resulted in the detection of various playability faults such as the implemented control scheme and the lack of feedback when interacting with some game elements. Four new control schemes (accelerometer-based tilting, steering wheel, analogue joystick and joystick+button) were implemented and tested in a playtesting session. Results show that children prefer the joystick options as they provide better control over the player character. New features were also implemented such as a new game mode and a multiplayer server that can provide better replayability to the game. With the generated knowledge from the interactions with the evaluation participants, a prototype for a new mobile game was developed and shall be evaluated in future work.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/87309
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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