Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87309
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dc.contributor.advisorCardoso, Jorge Carlos dos Santos-
dc.contributor.authorRocha, Fernando Miguel Cardoso-
dc.date.accessioned2019-07-26T22:14:47Z-
dc.date.available2019-07-26T22:14:47Z-
dc.date.issued2019-07-09-
dc.date.submitted2019-07-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/87309-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractA experiência que um jogo oferece aos seus jogadores é o foco no processo de desenvolvimento de videojogos. Muitos videojogos não são bem sucedidos no mercado devido a falhas de design ou problemas de jogabilidade e/ou usabilidade. Estas falhas devem ser colmatadas o máximo possível por vias de avaliação de experiência baseadas em testes com potenciais utilizadores finais. Neste projeto, um processo de design iterativo de avaliação e correção de problemas de jogabilidade é realizado. O objeto de estudo neste processo é um jogo de corridas 2D para dispositivos móveis, desenvolvido especificamente para crianças entre seis e doze anos de idade. As avaliações são realizadas em cenários de teste de utilizadores por sessões de jogabilidade. Essas avaliações resultaram na detecção de várias falhas de jogabilidade, como a falta de domínio sobre o controlo existente e a falta de feedback ao interagir com alguns elementos do jogo. Quatro novos controlos (acelerómetro, volante, joystick analógico e joystick + botão) foram implementados e testados em uma sessão de teste. Os resultados mostram que as crianças preferem as opções de joystick, pois fornecem melhor controlo sobre o personagem do jogador. Novas características também foram implementadas, como um novo modo de jogo e um servidor multiplayer que podem fornecer aos jogadores a vontade de jogar repetidas vezes. Com o conhecimento gerado a partir das interações com os participantes das avaliações, um protótipo para um novo jogo foi desenvolvido e será avaliado em trabalho futuro.por
dc.description.abstractThe experience that a game provides to its players is the focus in the video game development process. Many video games are not successful in the market due to design flaws or playability and usability problems. These failures should be sorted out as much as possible by evaluating the player experience having as basis playtesting sessions with potential end-users. In this project, an iterative design process of evaluation and correction of playability problems is carried out. The object of study in this process is a work-in-progress top-down 2D mobile racing game designed specifically for children with ages six through twelve years old. The evaluations were performed in user-testing scenarios by playtesting sessions. On-site observations, questionnaires and interviews were the selected instruments of data retrieval. These evaluations resulted in the detection of various playability faults such as the implemented control scheme and the lack of feedback when interacting with some game elements. Four new control schemes (accelerometer-based tilting, steering wheel, analogue joystick and joystick+button) were implemented and tested in a playtesting session. Results show that children prefer the joystick options as they provide better control over the player character. New features were also implemented such as a new game mode and a multiplayer server that can provide better replayability to the game. With the generated knowledge from the interactions with the evaluation participants, a prototype for a new mobile game was developed and shall be evaluated in future work.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectdesign de jogospor
dc.subjectavaliação de jogospor
dc.subjectjogabilidadepor
dc.subjectexperiência de jogopor
dc.subjectvideojogospor
dc.subjectgame designeng
dc.subjectgame evaluationeng
dc.subjectplayabilityeng
dc.subjectplayer experienceeng
dc.subjectvideo gameseng
dc.titlePlaysketch - Game Design and Experience Evaluationeng
dc.title.alternativePlaysketch – Desenho e avaliação da experiência de jogopor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationPlaysketch-
degois.publication.titlePlaysketch - Game Design and Experience Evaluationeng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202267164-
thesis.degree.disciplineInformática-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRocha, Fernando Miguel Cardoso::0000-0002-9267-5915-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriMendes, António José Nunes-
uc.degree.elementojuriCardoso, Jorge Carlos dos Santos-
uc.degree.elementojuriFurtado, Pedro Nuno San-Bento-
uc.contributor.advisorCardoso, Jorge Carlos dos Santos::0000-0002-0196-2821-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0196-2821-
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