Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/87006
Título: Formas de precarização, aparatos regulatórios e seus impactos em dois call centers em Portugal e no Brasil
Autor: Costa, Elizardo Scarpati 
Costa, Hermes Augusto 
Data: Jul-2018
Editora: Instituto de História Contemporânea
Título da revista, periódico, livro ou evento: Atas do II Congresso de História do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal
Local de edição ou do evento: Lisboa
Resumo: As relações laborais contemporâneas assentam recorrentemente em formas de trabalho precárias, não obstante os discursos (de patrões e governos) sobre as supostas virtudes de uma flexibilidade laboral. Neste texto analisamos uma dessas formas de trabalho – o trabalho em call centers – um situado no contexto laboral português e outro no brasileiro. Na primeira seção identificam-se algumas modalidades de precarização observadas nos dois países. Parafraseando Ricardo Antunes, “houve uma diminuição da classe operária industrial tradicional. Mas, paralelamente, efetivou-se uma significativa subproletarização do trabalho, decorrência das formas diversas de trabalho parcial, precário, informal, subcontratado, etc. Verificou-se, portanto, uma significativa heterogeneização, complexificação e fragmentação do trabalho” (Antunes, 1999: 209). Além disso, “a nova morfologia [do trabalho] compreende não só o operariado herdeiro da era taylorista e fordista, em relativo processo de encolhimento especialmente nos países do Norte (mas que seguem um movimento contrário em vários países do Sul, como China e Índia), mas incorpora também os novos proletários precarizados do mundo” (Antunes, 2013: 9). Em segundo lugar, identificam-se os aparatos regulatórios existentes em Portugal e no Brasil e cuja missão é denunciar situações de precariedade e contribuir para as superar. Finalmente, em resultado da pesquisa empírica realizada em dois call centers no setor das telecomunicações, percorrem-se alguns campos reveladores dos impactos da precarização na atividade dos operadores de atendimento telefónico e das reconfigurações das relações laborais no setor. A caracterização socioprofissional dos trabalhadores, o seu ambiente de trabalho, ou a dimensão associativa são alguns dos tópicos abordados.
Descrição: Congresso de História do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal, 06-07 Abril 2015, FCSH-UNL, Lisboa.
URI: https://hdl.handle.net/10316/87006
ISBN: 9789899838864
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Formas de precarizacao.pdf678.8 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

260
Visto em 16/abr/2024

Downloads

96
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.