Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86476
Title: Ações de Melhoria para o Controlo da Qualidade e Desempenho na Indústria Automóvel
Other Titles: Improvement actions for the Quality Control and Performance in the Automobile Industry
Authors: Borges, António Fernando Silva Ferreira 
Orientador: Silva, Cláudia Margarida Ramos de Sousa e
Keywords: Controlo de Qualidade; Indicadores de Desempenho da Qualidade; Zero Defeitos; Melhoria Contínua; Indústria Automóvel; Quality Control; Quality Performance Indicators; Zero Defects; Continuous Improvement; Automobile Industry
Issue Date: 25-Feb-2019
Serial title, monograph or event: Ações de Melhoria para o Controlo da Qualidade e Desempenho na Indústria Automóvel
Place of publication or event: Departamento de Engenharia Mecânica
Abstract: O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular inserido no setor da montagem do Centro de Produção de Mangualde, pertencente ao Grupo PSA - Peugeot Citroën.No final de 2017, a fábrica propôs-se alcançar o objetivo de 95% no principal indicador de desempenho da qualidade utilizado nas fábricas do Grupo, designado por Bom Direto Acordo Comercialização, que avalia a qualidade dos veículos que terminam o fluxo produtivo com zero defeitos. No final de 2016, o valor deste indicador era de 93%, sendo necessário uma melhoria de 2% para alcançar o objetivo traçado.O acompanhamento e monitorização diária dos indicadores de desempenho para garantir a qualidade da produção permitiu identificar as principais áreas críticas onde ocorrem mais problemas de qualidade. O principal objetivo do referido estágio focou-se na resolução de três problemas centrais que penalizavam o principal indicador da qualidade. O primeiro, relativo ao controlo do aprovisionamento das peças nos kits nas novas zonas picking e linha de preparação dos motores. O segundo, referente à erradicação dos defeitos de degradação de aspeto, pela dificuldade de análise e deteção da sua origem para se chegar à causa-raiz. O terceiro, relacionado com a prevenção dos defeitos de eletricidade e eletrónica em operações de risco de falha, em razão da diversidade entre veículos na linha de montagem. Seguiu-se a metodologia PDCA para o desenvolvimento das três ações de melhoria relativas aos problemas apresentados. Primeiramente, elaborou-se um plano de controlo, apoiado na gestão visual para evitar a ocorrência de defeitos de conformidade e de aspeto, na distribuição das peças nos kits destinados às referidas linhas de montagem. No final desse programa de controlo, verificou-se uma eficiência de 85% no processo de controlo pela redução deste tipo de defeitos.Propôs-se um sistema de vídeo para a análise e deteção dos defeitos de degradação de aspeto nas zonas dos veículos reconhecidas como as mais afetadas. Previu-se que no tratamento das referidas zonas com a aplicação deste sistema iria obter-se um impacto de 3,20% no gap do objetivo do indicador de qualidade global da fábrica face ao ano anterior.Relativamente à prevenção dos defeitos de diversidade entre veículos, propôs-se um sistema áudio que permite transmitir ao operador a informação pretendida e sincronizada com as operações de maior risco de falha. Este sistema foi projetado para tratar de operações de eletricidade e eletrónica, onde são mais frequentes as diversidades entre veículos. Aplicado num posto crítico, comprovou-se a sua eficácia com zero defeitos.As ações desenvolvidas durante o estágio e as propostas apresentadas constituíram um importante contributo para a melhoria da qualidade da produção no setor da montagem.
This work was developed within the scope of the curricular internship, inserted in the assembly sector of the Mangualde Production Center belonging to the PSA Group - Peugeot Citroën.At the end of 2017, the factory proposed to achieve the 95% objective in the main quality performance indicator used in the Group's factories, known as Bom Direto Agreement Commercialization, which evaluates the quality of vehicles that conclude the production flow with zero defects. By the end of 2016, the value of this indicator was 93%, and an improvement of 2% was necessary to achieve the outlined purpose.The daily monitoring and the performance indicators monitoring to ensure the quality of the production allowed us to identify the main critical areas where more quality problems occur. The main goal of this internship was to solve three main problems, which penalize the main quality indicator: the first one, regarding the control of the parts supply in the kits in the new picking zone and in the new engine preparation line; the second, referring to the eradication of degradation defects of appearance, the difficulty of analysis and detection of its origin to reach the root cause; the third, related to electricity and electronic defects prevention in operations of failure risk, due to the diversity between vehicles on the assembly line.The PDCA methodology for the development of the three improvement actions related to the presented problems came next.Firstly, a control plan was developed, based on visual management to avoid the occurrence of conformity defects and appearance in the distribution of the parts in the kits destined to the mentioned assembly lines. At the end of this control program, an efficiency of 85% in the control process was verified by the reduction of this kind of defects.A video system was proposed for the analysis and detection of aspect degradation defects in the most affected recognized areas of vehicles. It was foreseen that, by applying this system in the treatment of these zones, a 3.20% impact would be achieved on the gap of the overall quality indicator objective of the factory compared to the previous year.Regarding the prevention of diversity defects between vehicles, it was proposed an audio system that transmits the information intended to the operator and synchronizes it with the operations with the highest risk of failure. This system is designed to deal with electricity and electronic operations, where the diversities between vehicles are more frequent. Applied to a critical station, its effectiveness with zero defects was proven.The actions developed during the internship and the proposals presented, have made an important contribution to the improvement of production quality in the assembly sector.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/86476
Rights: openAccess
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