Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86413
Title: Relatório de estágio desenvolvido na Escola Secundária da Lousã com a turma C do 8º ano no ano letivo 2017/2018
Other Titles: TEACHER TRAINING'S REPORT DEVELOPED AT ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, WITH THE EIGHT GRADERS, CLASS C, BETWEEN THE YEAR OF 2017/2018
Authors: Palheira, César Miguel Dinis Simões 
Orientador: Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Ensino-aprendizagem; Estilo de Ensino; Aprendizagem cooperativa; Pedagogical Internship; Physical Education; Teaching-learning process; Teaching Style; Cooperative learning
Issue Date: 27-Jun-2018
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ COM A TURMA C DO 8º ANO NO ANO LETIVO 2017/2018
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Relatório de Estágio é definido por uma análise e reflexão crítica relativas a todas as experiências e aprendizagens vivenciadas, no decorrer do ano letivo, que caracterizam as competências necessárias ao ensino da Educação Física. O Estágio Pedagógico é uma etapa fundamental na formação do Professor de Educação Física e caracteriza-se pela primeira experiência como Professor Estagiário de Educação Física, onde durante um ano letivo é realizado um planeamento anual aplicável num contexto específico e vivenciado um conjunto de valores que exige uma constante análise dos seus métodos e valorização dos processos de ensino-aprendizagem. Durante este ano letivo o Professor exerce e cumpre de forma orientada todas as funções e tarefas inerentes à função de Professor de Educação Física.O Estágio Pedagógico foi realizado no Agrupamento de Escolas da Lousã, mais concretamente na Escola Secundária da Lousã, à turma C do 8ºano no ano letivo 2017/2018 e contempla as várias ações desenvolvidas ao longo do ano letivo como Professor de Educação Física. O relatório é estruturado em três capítulos que abordam a contextualização da prática pedagógica relativo às expetativas e objetivos definidos inicialmente, seguido da análise reflexiva da prática desenvolvida relativo às decisões tomadas, planeamento, realização e avaliação tendo em conta as dificuldades sentidas e um aprofundamento empírico do tema problema “O ensino da Educação Física através da Aprendizagem Cooperativa”.
This Teacher Training Report is part of the Curricular Unit of the second year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Elementary and Secondary Education, Faculty of Sports Sciences and Physical Education, University of Coimbra. The Teacher Training Report is defined by a critical analysis and reflection related to all the experiences and learning experienced during the academic year, which characterize the skills necessary for the teaching of Physical Education. The Teacher Training is a fundamental step in the formation of the Physical Education Teacher and characterized by the first experience as Trainee Professor of Physical Education, where during an academic year an annual planning is carried out applicable in a specific context and experienced a set of values that requires a constant analysis of their methods and appreciation of teaching-learning processes. During this school year, the Professor exercises and fulfills in an oriented way all the functions and tasks inherent to the function of Physical Education Teacher.The Teacher Training was carried out at the School Group of Lousã, more precisely at the Secondary School of Lousã, to the C class of the 8th year in the 2017/2018 school year, and contemplates the various actions developed throughout the academic year as Professor of Physical Education. The report is structured in three chapters that deal with the contextualization of the pedagogical practice regarding the expectations and objectives initially defined, followed by the reflexive analysis of the practice developed regarding the decisions made, planning, realization and evaluation taking into account the difficulties experienced and an empirical deepening of the problem theme "Teaching Physical Education through Cooperative Learning".
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/86413
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1718_César_Palheira.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

357
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

414
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons