Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86413
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
dc.contributor.authorPalheira, César Miguel Dinis Simões-
dc.date.accessioned2019-04-17T22:18:39Z-
dc.date.available2019-04-17T22:18:39Z-
dc.date.issued2018-06-27-
dc.date.submitted2019-04-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86413-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Relatório de Estágio é definido por uma análise e reflexão crítica relativas a todas as experiências e aprendizagens vivenciadas, no decorrer do ano letivo, que caracterizam as competências necessárias ao ensino da Educação Física. O Estágio Pedagógico é uma etapa fundamental na formação do Professor de Educação Física e caracteriza-se pela primeira experiência como Professor Estagiário de Educação Física, onde durante um ano letivo é realizado um planeamento anual aplicável num contexto específico e vivenciado um conjunto de valores que exige uma constante análise dos seus métodos e valorização dos processos de ensino-aprendizagem. Durante este ano letivo o Professor exerce e cumpre de forma orientada todas as funções e tarefas inerentes à função de Professor de Educação Física.O Estágio Pedagógico foi realizado no Agrupamento de Escolas da Lousã, mais concretamente na Escola Secundária da Lousã, à turma C do 8ºano no ano letivo 2017/2018 e contempla as várias ações desenvolvidas ao longo do ano letivo como Professor de Educação Física. O relatório é estruturado em três capítulos que abordam a contextualização da prática pedagógica relativo às expetativas e objetivos definidos inicialmente, seguido da análise reflexiva da prática desenvolvida relativo às decisões tomadas, planeamento, realização e avaliação tendo em conta as dificuldades sentidas e um aprofundamento empírico do tema problema “O ensino da Educação Física através da Aprendizagem Cooperativa”.por
dc.description.abstractThis Teacher Training Report is part of the Curricular Unit of the second year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Elementary and Secondary Education, Faculty of Sports Sciences and Physical Education, University of Coimbra. The Teacher Training Report is defined by a critical analysis and reflection related to all the experiences and learning experienced during the academic year, which characterize the skills necessary for the teaching of Physical Education. The Teacher Training is a fundamental step in the formation of the Physical Education Teacher and characterized by the first experience as Trainee Professor of Physical Education, where during an academic year an annual planning is carried out applicable in a specific context and experienced a set of values that requires a constant analysis of their methods and appreciation of teaching-learning processes. During this school year, the Professor exercises and fulfills in an oriented way all the functions and tasks inherent to the function of Physical Education Teacher.The Teacher Training was carried out at the School Group of Lousã, more precisely at the Secondary School of Lousã, to the C class of the 8th year in the 2017/2018 school year, and contemplates the various actions developed throughout the academic year as Professor of Physical Education. The report is structured in three chapters that deal with the contextualization of the pedagogical practice regarding the expectations and objectives initially defined, followed by the reflexive analysis of the practice developed regarding the decisions made, planning, realization and evaluation taking into account the difficulties experienced and an empirical deepening of the problem theme "Teaching Physical Education through Cooperative Learning".eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectEstilo de Ensinopor
dc.subjectAprendizagem cooperativapor
dc.subjectPedagogical Internshipeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeaching-learning processeng
dc.subjectTeaching Styleeng
dc.subjectCooperative learningeng
dc.titleRelatório de estágio desenvolvido na Escola Secundária da Lousã com a turma C do 8º ano no ano letivo 2017/2018por
dc.title.alternativeTEACHER TRAINING'S REPORT DEVELOPED AT ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, WITH THE EIGHT GRADERS, CLASS C, BETWEEN THE YEAR OF 2017/2018eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ COM A TURMA C DO 8º ANO NO ANO LETIVO 2017/2018por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202219143-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPalheira, César Miguel Dinis Simões::0000-0003-1603-5745-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriAbreu, Antero Filipe Rocha-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.degree.elementojuriLuzio, Rui Pedro Pereira-
uc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1718_César_Palheira.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

363
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

424
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons