Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/86408
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma B do 9ºano no ano letivo 2017/2018 | Relação entre a prática de Atividades Extracurriculares e o Aproveitamento Escolar em alunos do 3ºciclo da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores
Other Titles: Report of Teacher Training developed in the Basic and Secondary School Quinta das Flores next to the 9ºB in the 2017/2018 school year | Relationship between the practice of Extracurricular Activities and School Achievement in students of the 3rd cycle of the Basic and Secondary School Quinta das Flores
Authors: Vitorino, Vanessa Alexandra Pedroso 
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Prática Pedagógica; Atividades Extracurriculares; Aproveitamento Escolar; Teacher Training; Physical Education; Pedagogical Practice; Extracurricular Activities; School Achievement
Issue Date: 1-Oct-2018
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma B do 9ºano no ano letivo 2017/2018 | Relação entre a prática de Atividades Extracurriculares e o Aproveitamento Escolar em alunos do 3ºciclo da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O Estágio Pedagógico constitui, na essência, a aplicação prática de toda a cultura, preparo, conhecimento e saber, adquiridos nos anos de formação anteriores, quer em Ciências do Desporto quer na área específica do ensino da Educação Física, na posição assumida de professor estagiário, em contexto escolar real. Surge como a primeira experiência autêntica, daquilo que representa um futuro profissional projetado, no qual o docente procura ensinar, visando sempre a potenciação da aprendizagem e benefício do aluno, através de um bom planeamento, realização e avaliação pedagógica, explorando, em simultâneo, as melhores estratégias, construindo também, de forma ajustada e enquadrada, o seu caráter, singularidade e perfil como profissional. O Relatório de Estágio é um documento que surge como objeto final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário que se compõe, resumidamente, em cinco grandes capítulos: a Introdução na qual é feita uma apresentação do trabalho, a Contextualização da Prática Desenvolvida que esclarece o contexto experienciado no Estágio Pedagógico para uma posterior sustentação e compreensão da reflexão sobre a prática, a Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica que abarca o percurso do estagiário na prática desenvolvida, mencionando aspetos críticos da sua intervenção, nomeadamente os dilemas e dificuldades sentidas e as tomadas de decisão assumidas em prol da superação dessas dificuldades, o Aprofundamento do Tema/Problema concebido no domínio da intervenção da Educação Física escolar, que retrata no caso específico, a Relação entre a prática de Atividades Extracurriculares e o Aproveitamento Escolar em Alunos do 3º Ciclo da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, e a Conclusão que constitui um desfecho crítico do trabalho.
The Teacher Training is essentially the practical application of all the culture, preparation, and knowledge acquired in the previous years of training, both in Sports Sciences and in the specific area of Physical Education teaching, in the assumed position of trainee teacher, in real school context. It emerges as the first authentic experience of what a future projected professional represents, in which the teacher seeks to teach, always aiming at enhancing the student's learning and benefit, through good planning, achievement and pedagogical evaluation, while simultaneously exploring the better strategies, also building, in an adjusted and framed manner, their character, uniqueness and profile as a professional.The internship report is a document that emerges as the final object of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, which is briefly composed of five main chapters: the Introduction in which a presentation of the work is made, the Contextualization of Practice It is developed that clarifies the context experienced in the pedagogical stage for a later support and understanding of the reflection on the practice, the Reflexive Analysis on the Pedagogical Practice that includes the internship in the developed practice, mentioning critical aspects of his intervention, namely the dilemmas and difficulties and the decision making undertaken to overcome these difficulties, the Deepening of the Theme / Problem conceived in the field of the intervention of the Physical Education school, which portrays in the specific case, the Relationship between the Practice of Extracurricular Activities and the School Use in Students of the 3rd Cycle the Basic and Secondary School Quinta das Flores, and the Conclusion that constitutes a critical outcome of the work.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/86408
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
_Rel_Estg1718_Vanessa_Vitorino.pdf4.46 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

273
checked on Jan 21, 2020

Download(s)

269
checked on Jan 21, 2020

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons