Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/86065
Título: Revisão dos Processos de Planeamento e Controlo da Produção de uma Empresa de Tipologia Engineer-to-Order
Outros títulos: Review of Production Planning and Control Processes in an Engineer-to-Order Type Company
Autor: Ramos, Patrícia Raquel Macedo 
Orientador: Silva, Cristóvão
Palavras-chave: Planeamento; Engineer-to-Order; Processos; Mapeamento; Software; Planning; Engineer-to-Order; Processes; Mapping; Software
Data: 26-Jul-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revisão dos Processos de Planeamento e Controlo da Produção de uma Empresa de Tipologia Engineer-to-Order
Local de edição ou do evento: Departamento de Engenharia Mecânica
Resumo: A presente dissertação surge como resultado do estágio curricular realizado na Sirmaf, empresa que se dedica essencialmente à construção e reconstrução de máquinas industriais especiais.Uma vez que o projeto de cada máquina é concebido de acordo com as especificações do cliente, pode afirmar-se que a empresa enquadra-se num ambiente Engineer-to-Order (ETO). Empresas desta tipologia tendem a ter processos complexos, o que aliado à elevada incerteza, não só dificulta o planeamento e controlo da produção, como em casos extremos pode mesmo comprometer o prazo de entrega prometido aos clientes.Para clarificar o contexto da empresa, recorreu-se a um diagrama IPO (Input-Process-Output), onde se encontram representados os principais processos e respetivos inputs e outputs.Com o intuito de avaliar o desempenho da empresa relativamente ao cumprimento dos prazos de entrega, utilizaram-se gráficos circulares. De seguida, para averiguar possíveis causas para os incumprimentos foram utilizados gráficos de dispersão a partir de algumas variáveis criadas e foram analisadas as correlações entre as mesmas.Para mapear o processo atual de planeamento e o processo de fabrico ideal, foram utilizados fluxogramas, a partir dos quais foram desencadeadas melhorias. Por último, recorreu-se a gráficos de barras de modo a quantificar as melhorias pretendidas.Através das metodologias referidas, foi possível aferir que cerca de 52% das encomendas em 2017 foram entregues com atraso e que, tendencialmente, aquelas que sofrem um maior atraso são as de maior complexidade. Detetou-se ainda a necessidade de melhoria no processo comercial, visto que se mostrou demorado e variável.Após as melhorias propostas, mostrou-se que aquelas que se encontram em desenvolvimento pela própria empresa e irão ser aplicadas brevemente têm potencial para melhorar em 13% o fluxo de informação, enquanto que aquelas que aguardam o desenvolvimento do software preconizado deverão trazer uma melhoria de 77% relativamente ao fluxo inicial.
The present dissertation comes up as a result of the curricular internship at Sirmaf, a company that focus on the construction and reconstruction of specialized industrial machinery.Since the design of each machine is conceived according to client specifications, it can be said that the company fits into an Engineer-to-Order (ETO) environment. Companies with this typology tend to have complex processes, which along with high levels of uncertainty, not only hinders the production planning and control, but also in extreme cases may compromise the deadline that was promised to the costumers.To clarify the company context, an IPO (Input/Process/Output) diagram was used where the main processes and respective inputs and outputs are represented.In order to evaluate the company’s performance regarding the delivery deadlines, pie charts were used. Then, to investigate possible causes for the default, dispersion graphs were used from created variables and the correlations between them were analysed.In the interest of mapping the current planning process and the ideal manufacturing process, flowcharts were made, from which improvements were initiated. Lastly, bar charts were used to quantify the desired improvements.Through the mentioned methodologies, it was possible to verify that about 52% of the 2017 client’s orders were delivered with delay and the ones that have a greater complexity tend to suffer a bigger delay. It was also detected the need for improvement in the commercial process, since it was time consuming and variable.After the proposed improvements, it has been shown that those which are in development by the company itself and will be applied briefly, have the potential to improve the information flow by 13%, while those awaiting the recommended software development should bring an improvement of 77% relatively to the initial flow.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/86065
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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