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Título: Gerir a Variabilidade nos Transportes de um Serviço E-commerce
Outros títulos: Variability Management in the Transports of an E-commerce Service
Autor: Ferreira, João Tiago Gomes 
Orientador: Ferreira, Luis Miguel Domingues Fernandes
Palavras-chave: E-commerce; Gestão da variabilidade; Benchmarking; Modelos estáticos; Modelos dinâmicos; E-commerce; Variability Management; Benchmarking; Static Models; Dynamic Models
Data: 26-Jul-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Gerir a Variabilidade nos Transportes de um Serviço E-commerce
Local de edição ou do evento: Departamento de Engenharia Mecânica
Resumo: E-commerce services are usually characterized by being subject to variability between certain periods of time, causing a problem of allocation of resources, especially in the delivery transport of the orders. At times of high demand, vehicles may not be sufficient to deliver, and when demand is reduced, some vehicles are idle, resulting in unnecessary costs. In this way, this project aims to propose and develop strategies to manage the variability associated with the demand for an e-commerce service, seeking to level the demand with the available capacity of the service.Therefore, a problem characterization was done, analysing the number of orders in various time periods. Then, having understood the existing gaps in the demand, a benchmarking was elaborated analysing several world grocery e-commerce players, studying the strategies that they use to the levelling of their demand. A connection between the gaps verified in the characterization and the levelling mechanisms observed in the benchmarking was made, listing the opportunities that can be implemented in this service. After evaluating these opportunities, the project focused on the analysis of static slot pricing in order to understand demand behaviour.With this analysis it was possible to draw some conclusions about the potential gains in efficiency with the change in the price of the extended slots. By reducing the price of these slots, the number of vehicles to be used in each of their respective shifts also reduces, attenuating the observed variability between the slots of each shift. Thus, this analysis should serve as a starting point for the modelling of existing pricing between shifts, in order to reduce the observed daily variability, as well as to help the development of dynamic pricing models in the future.
Os serviços de e-commerce são habitualmente caracterizados por estarem sujeitos a variabilidade entre determinados períodos de tempo, causando um problema de alocação de recursos, nomeadamente dos transportes utilizados para a entrega das encomendas. Em alturas de procura elevada, as viaturas podem não ser suficientes para realizar as entregas e, quando a procura é mais reduzida, algumas viaturas encontram-se paradas, traduzindo-se em custos desnecessários. Desta forma, este projeto tem como objetivo a proposta e o desenvolvimento de estratégias para gerir a variabilidade associada à procura de um serviço e-commerce, procurando nivelar a procura com a capacidade disponível do serviço.Em vista disso, foi realizada uma caracterização do problema, analisando o número de encomendas em vários períodos de tempo. De seguida, tendo compreendido quais os gaps existentes na procura, procedeu-se à elaboração de um benchmarking analisando vários players mundiais do e-commerce em retalho alimentar, estudando as estratégias que estes utilizam para o nivelamento da sua procura. Efetuada uma conexão entre os gaps verificados na caracterização e os mecanismos de nivelamento observados no benchmarking, foi efetuada uma listagem das oportunidades passíveis de implementar neste serviço. Avaliadas estas oportunidades, o projeto focou-se na análise da variação do pricing estático de slots de forma a compreender o comportamento da procura.Com esta análise foi possível retirar algumas conclusões sobre os potenciais ganhos em eficiência com a alteração do preço das slots alargadas. Ao reduzir o preço destas slots, o número de viaturas a ser utilizado em cada um dos respetivos turnos também reduz, atenuando a variabilidade observada entre as slots de cada um dos turnos. Assim, esta análise deve servir de ponto de partida para a modelação do pricing existente entre turnos, de modo a procurar reduzir a variabilidade diária observada, assim como auxiliar o desenvolvimento de modelos de pricing dinâmicos no futuro.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/86002
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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