Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85656
Título: Estudo da Eficácia do Programa de IntervençãoEducativa para Aumentar a Atenção e a Reflexividade(PIAAR-R) em Adultos com Dificuldade Intelectual eDesenvolvimental
Outros títulos: Study of the Efficacy of an Educational Intervention Program toIncrease Attention and Reflexivity (PIAAR-R) in Adults withIntellectual and Developmental Difficulty
Autor: Durães, Maria Leonor Trindade 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Palavras-chave: Atenção; Reflexividade; Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID); Programa Educativo de Intervenção Educativa para Aumentar a Atenção e a Reflexividade (PIAAR-R); Attention; Reflexivity; Intellectual and Developmental Difficulty (IDD); Educational Intervention Program to Increase Attention and Reflexivity (PIAAR-R))
Data: 8-Jan-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Estudo da Eficácia do Programa de Intervenção Educativa para Aumentar a Atenção e a Reflexividade (PIAAR-R) em Adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A presente investigação tem como objetivo primordial estudar a influência do programa de intervenção educativa PIAAR-R nos níveis de atenção e de reflexividade em adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID). O estudo apresenta-se como uma investigação quase-experimental,sendo a amostra constituída por 20 adultos que frequentavam dois Centros de Atividades Ocupacionais (CAO) da APPACDM de Lisboa, com idades compreendidas entre os 20 e 63 anos, de ambos os sexos (65% do sexo masculino e 35% do sexo feminino).A avaliação da Atenção e Reflexividade foram medidas com base nos seguintes testes, Trail Making Test e Teste de Atenção por Cancelamento,recolhidos em três momentos: Pré-Teste, Pós-Teste e Follow Up. Após se ter realizado o pré-teste, iniciou-se a aplicação do Programa PIAAR-R durante seis semanas. Após o seu término, realizou-se um pós teste (dois dias depois)e um Follow Up (com a diferença de um mês após o término do programa).Os resultados deste estudo, foram obtidos num contexto individual e de grupo, num ritmo de duas vezes por semana, tendo por vezes este ritmo sido alterado consoante as necessidades de cada sujeito. O período de avaliação decorreu entre 22 Novembro de 2016 e 24 Maio de 2017. Os níveis de Reflexividade e de Atenção no Pré-Teste nesta amostra são inferiores aos resultados de populações ditas normais. O programa educativo teve efeitos significativos no incremento da Reflexividade quer no Pós-Teste quer no Follow Up; quanto aos níveis de Atenção, apesar de se ter verificado um incremento, este não demonstrou ser significativo; demonstrando uma eficácia parcial do PIAAR-R, levando-nos a questionar possíveis adaptações para este tipo de população.
The present research has as main objective to study the influence of the educational intervention program PIAAR-R in the levels of attention and reflexivity in adults with Intellectual and Developmental Difficulty (IDD). The present study comprehends a quasi-experimental design. The sample consists of 20 adults who attended two Occupational Activity Centers (CAO) of the APPACDM in Lisbon, aged between 20 and 63 years of age, both sexes (65% male and 35% female). Attention and Reflexivity were measured based on the following tests,Trail Making Test and Cancellation Attention Test, collected in three moments: Pre-Test, Post-Test and Follow Up. After the pre-test, The PIAAR-R Program was applied for six weeks and two days after its completion, a post-test and a follow-up (with the difference of one month after the end of the program). The results of this study were obtained within individual and group context, at a rate of twice a week, and this rhythm had at times to be altered according to the needs of each subject. The evaluation period ran from November 22, 2016 to May 24, 2017. The levels of Reflexivity and Attention in the Pretest in this sample are lower than the results of normal populations. The educational program had significant effects on the increase of Reflexivity in both the Post-test and Follow Up; while levels of Attention despite increasing, were not significantly, suggesting a partial efficacy of PIAAR-R, leading us to question possible adaptations for this type of population.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85656
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
tesefinal17.pdf1.45 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

458
Visto em 26/mar/2024

Downloads 50

302
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons