Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85526
Título: Formação para a cidadania global no ensino e na aprendizagem das línguas estrangeiras
Outros títulos: Training for global citizenship on the teaching and learning of foreign languages
Autor: Simões, Ricardo Jorge Barreto 
Orientador: Canelo, Maria José Florentino Mendes
Palavras-chave: Cidadania global; Direitos Humanos; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; Competência intercultural; Línguas estrangeiras; Global citizenship; Human Rights; UN’s Sustainable Development Goals; Intercultural competence; Foreign languages
Data: 27-Jun-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Formação para a cidadania global no ensino e na aprendizagem das línguas estrangeiras
Local de edição ou do evento: Coimbra, Portugal
Resumo: As novas dinâmicas do globo impelem o diálogo entre os vários povos das várias nações. O perfil de um cidadão do mundo é a chave para a comunicação harmoniosa das sociedades. Na mesma linha, a Organização das Nações Unidas definiu um conjunto de objetivos denominados ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’, que compreendem metas a atingir até 2030 e que implicam a mobilização dos vários agentes sociais para a sua concretização, incluindo a juventude.Este relatório tem como objetivo testar em que medida teorias recentes acerca da cidadania global numa ótica educativa são aplicáveis ao ensino e aprendizagem das línguas estrangeiras. Para isso, explora-se as noções de direitos humanos e o seu papel na educação dos jovens e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas em relação, por um lado, às propostas de Michael Byram, Bella Gribkova e Hugh Starkey, no seu estudo Developing the Intercultural Dimension in Language Teaching: a practical introduction for teachers (2002), que analisa o desenvolvimento da dimensão intercultural nas aulas de língua estrangeira, e, por outro, do conceito de interculturalidade, de Byram (1997), especificamente no contexto educativo. A reflexão teórica é complementada com a menção a documentos basilares nos âmbitos nacional e internacional. Finalmente, é explorada a aplicação da teoria através de experiências de didatização no contexto da prática pedagógica supervisionada, seguida de um balanço acerca dos ganhos e das dificuldades que uma experiência deste tipo determina.
The new world dynamics impel the dialogue among the peoples of many nations. The profile of a citizen of the world is the key-point to allow a harmonious communication among different societies. Along these lines, the United Nations have defined a set of goals termed the ‘Sustainable Development Goals’ that comprise aims to be reached until 2030. Those goals infer the mobilisation of many social agents for their success, including youth.This report’s purpose is to test the extent of the application of recent theories on global citizenship in the scope of education on the teaching and learning of foreign languages. In order to do that, some theoretic pillars will be explored: human rights (and their role on the education of the youth), the United Nations’ Sustainable Development Goals and the proposals put forth by Michael Byram, Bella Gribkova and Hugh Starkey, in their study Developing the Intercultural Dimension in Language Teaching: a practical introduction for teachers (2002), regarding the development of an intercultural competence while teaching a foreign language, based on Byram’s conceptualisation (1997). This theoretical reflection is complemented with the summon of essential documents at a national and international levels. Finally, it exposes the application of the above-mentioned theory through experiences of didatization in the scope of the teaching traineeship, reflecting on its outcome and on the challenges that are implicitly determined by this kind of experience.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/85526
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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