Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85475
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDimas, Isabel Dórdio-
dc.contributor.advisorLourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva-
dc.contributor.authorLopes, Daniela Filipa da Silva-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:26:22Z-
dc.date.available2019-03-18T23:26:22Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85475-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA presente dissertação teve como objetivo analisar o papel mediador do envolvimento no trabalho de equipa na relação entre a confiança grupal e a viabilidade grupal, em contextos de equipas com algum grau de virtualidade. De forma a alcançar o objetivo acima mencionado foi realizado um estudo empírico, de natureza transversal, incidindo sobre 57 equipas de trabalho de organizações portuguesas de diversos setores de atividade. Recorrendo ao inquérito por questionário como método de recolha de informação, os dados foram analisados, ao nível grupal.Os resultados relativos às hipóteses testadas revelaram uma relação positiva e estatisticamente significativa entre a confiança grupal (afetiva e cognitiva) e o envolvimento no trabalho de equipa, bem como valores próximos da significância estatística (marginalmente significativos) no que diz respeito à relação entre a confiança afetiva e a viabilidade grupal. A hipótese de mediação não foi suportada. Os resultados reforçam a literatura que alerta para a relevância da confiança grupal como uma variável importante para aumentar o envolvimento no trabalho de equipa e sugerem que a mesma (nomeadamente a confiança afetiva) pode constituir uma variável a não negligenciar na promoção da viabilidade grupal. .por
dc.description.abstractThe present dissertation had the objective of analysing the mediating role of team work engagement in the relationship between group trust and group viability in teams with some degree of virtuality. To reach the objective a cross-sectional empirical study with 57 portuguese teams of different organizations was conducted. For gathering information the questionnaire survey was used and the data was analysed at a group level.The results revealed a positive relationship between group trust (affective and cognitive) and team work engagement. In addition, the relationship between afective trust and group viability showed values near the statistical significance (marginally significant). The hypothesis of mediation was not supported. These results reinforce the literature that considers the relevance of group trust as a key variable for team work engagement and suggests that team trust (namely the affective trust) may constitutes a variable to not neglect in the promotion of group viability. .eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectEnvolvimento no trabalho de equipapor
dc.subjectViabilidade Grupalpor
dc.subjectGrau de Virtualidadepor
dc.subjectConfiança Grupalpor
dc.subjectGroup trusteng
dc.subjectTeam work engagementeng
dc.subjectGroup viabilityeng
dc.subjectVirtualityeng
dc.titleO papel mediador do envolvimento no trabalho de equipa na relação entre a confiança e a viabilidade grupal em equipas com algum grau de virtualidadepor
dc.title.alternativeThe mediating role the team work engagement in the relationship between group trust and group viability in teams with some degree of virtualityeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO papel mediador do envolvimento no trabalho de equipa na relação entre a confiança e a viabilidade grupal em equipas com algum grau de virtualidadepor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202194493-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorLopes, Daniela Filipa da Silva::0000-0001-8833-7545-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
uc.degree.elementojuriBrito, Elisabeth de Jesus Oliveira-
uc.degree.elementojuriLourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva-
uc.contributor.advisorDimas, Isabel Dórdio-
uc.contributor.advisorLourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4481-2644-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1405-3835-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação-Daniela Filipa da Silva Lopes.pdf956.61 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

570
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

561
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons