Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85472
Título: Intervenções Educativas para o Desenvolvimento Social, Cognitivo e Comportamental de Jovens com Perturbação do Espectro do Autismo
Outros títulos: Educational Interventions for Social, Cognitive and Behavioral Development of Young People with Autism Spectrum Disorder
Autor: Antunes, Cátia Filipa Marques 
Orientador: Rebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz
Palavras-chave: Perturbação do Espetro Autista; Educação Especial; Educação Sexual; Programação; Software Scratch; Autistic Spectrum Disorder; Special Education; Sexual Education; Programming; Scratch Software
Data: 25-Out-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Intervenções Educativas para o Desenvolvimento Social, Cognitivo e Comportamental de Jovens com Perturbação do Espectro do Autismo
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente trabalho relata as atividades desenvolvidas no estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O estágio decorreu na Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo. Neste relatório são apresentados dois programas educativos, um deles no âmbito da educação sexual e o outro no âmbito da iniciação à programação, com recurso ao software Scratch. Ambos os programas foram aplicados com jovens portadores de Perturbação do Espetro do Autismo. O Programa de Educação para a Sexualidade – EntreLaços pretendeu proporcionar informação/formação, de modo a possibilitar a expressão e vivência da sexualidade, por parte dos jovens portadores de autismo de forma mais consciente, autónoma e saudável, minimizando a sua vulnerabilidade, preconceitos e repressões. Este programa foi dividido em duas versões: uma para ser aplicada em contexto de grupo (EntreLaços 1) e a outra para ser aplicada em sessões individuais (EntreLaços 2). O EntreLaços 1 foi implementado com participantes inseridos no Centro de Atividades Ocupacionais (n=4) e o EntreLaços 2 com participantes inseridos no Centro de Atividades e Tempos Livres (n=2). Para avaliação deste projeto foram utilizados como metodologia os momentos de avaliação e o Modelo Multinível de Donald Kirkpatrick. Os resultados obtidos traduzem um aumento positivo dos conhecimentos dos participantes no âmbito da educação sexual. O Programa de Iniciação à Programação – Scratch Heroes tem com objetivo desenvolver competências, nomeadamente ao nível da resolução de problemas, raciocínio lógico e pensamento computacional com jovens autistas. Este programa foi implementado com jovens inseridos no Centro de Atividades Ocupacionais (n=5). Para a avaliação deste projeto foi utilizado como metodologia o quadro de referências para estudar e avaliar o desenvolvimento do pensamento computacional de Brennan e Resnick, que engloba três dimensões: conceitos computacionais; práticas computacionais; e perspetivas computacionais. Os resultados obtidos demonstram um crescimento das capacidades relativas ao pensamento computacional e à resolução de problemas nos participantes.
The current report presents the activities developed in the curricular stage of the Master in Educational Sciences of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. The internship took place at the Portuguese Association for Developmental Disorders and Autism. In this report two educational programs are presented, one in the area of sex education and the other in the context of initiation to programming, using Scratch software. Both programs were applied with young people with Autism Spectrum Disorder. The Education Program for Sexuality - EntreLaços aimed to provide information/training, so as to enable the expression and experience of sexuality, by young people with autism in a more conscious, autonomous and healthy way, minimizing their vulnerability, prejudices and repressions. This program was divided in two versions: one to be applied in group context (BetweenLocations 1) and the other to be applied in individual sessions (BetweenLocations 2). EntreLaços 1 was implemented with participants enrolled in the Center for Occupational Activities (n = 4) and EntreLaços 2 with participants enrolled in the Activity Center and Free Time (n = 2). For evaluation of this project were used as methodology the moments of evaluation and the Multilevel Model of Donald Kirkpatrick. The results show a positive increase in the knowledge of participants in the field of sex education. The Program Initiation Program - Scratch Heroes aims developing skills, namely in problem solving, logical reasoning and computational thinking with autistic youngsters. This program was implemented with young people enrolled in the Center for Occupational Activities (n = 5). For the evaluation of this project was used as a methodology the framework of references to study and evaluate the development of computational thinking of Brennan and Resnick, which encompasses three dimensions: computational concepts; computational practices; and computational perspectives. The results show an increase in the capacities related to computational thinking and problem solving in the participants.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85472
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio para submeter pdf.pdf16.54 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons