Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85405
Título: António Teixeira Lopes: a construção do artista e a interpretação da obra
Outros títulos: António Teixeira Lopes: building of an artist and interpreting its works
Autor: Ribeiro, Marta de Almeida Barbosa 
Orientador: Brites, Joana Rita da Costa
Palavras-chave: António Teixeira Lopes; Escultura; Romantismo; Portugal; Historiografia artística; António Teixeira Lopes; Sculpture; Romanticism; Portugal; Artistic historiography
Data: 9-Fev-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: António Teixeira Lopes: a construção do artista e a interpretação da obra
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra
Resumo: A presente dissertação constitui uma proposta de interpretação da obra escultórica de António Teixeira Lopes no seio da historiografia artística nacional e europeia, a partir das peças doadas pelo escultor em 1933, que se encontram presentes na Casa-Museu, em Vila Nova de Gaia. A seleção encontra-se, desta forma, assente na narrativa que o próprio António Teixeira Lopes entendeu construir quando, através da doação, reclamou para si um lugar na história da arte portuguesa.Analisando o legado composto pelas Memórias, a casa e o espólio – profissional e privado – procurou-se entender as preferências do artista, a sua autoimagem e o modo como pretendeu ser recordado. Nesse sentido, em Paris ou, mais tarde, em Vila Nova de Gaia, procedeu-se, primeiro, à caraterização profissional do artista na sua formação académica, no círculo cultural em que se inseriu ou nos contactos e viagens que efetuou. Em seguida analisou-se a estratégia montada em torno do contrato de doação propriamente dito e a da casa enquanto palco de vivência e afirmação do escultor, funcionando esta não só como um centro cultural localizado a norte do país, como também como um museu particular de exposição das suas obras.Por último, após uma revisão da classificação estilística da obra de António Teixeira Lopes, no seio da historiografia artística nacional à luz da internacional do século XIX e partindo do que António Teixeira Lopes pensava sobre arte e do entendimento do seu método de trabalho, procurou-se demonstrar que a classificação estilística do mesmo como naturalista merecia revisão. Neste âmbito, avança-se com uma proposta de interpretação da obra de António Teixeira Lopes no campo da escultura do final do século XIX em Portugal.The present dissertation is a proposal to interpret the work of António Teixeira Lopes as a sculptur in the national and european artistic historiography, starting with the pieces donated by him in 1933 and which can be found at the Museum House in Vila Nova de Gaia. The selection is thus based on the narrative that António Teixeira Lopes chose for himself when, through the donation, he claimed a place he understood as being rightfully his in the history of Portuguese art. Analyzing the legacy composed by his Memories, his House and, of course, his assets – both, professional and private – we sought to understand the artist's preferences, his self-image and the way he intended to be remembered. In this sense, in Paris or, later, in Vila Nova de Gaia, the artist's professional character was firstly characterized by his academic formation, the cultural environment in which he found himself and also by the contacts and trips that he made. Then, we analyzed the strategy he built around the donation contract and around the House itself, this one being his own personal stage; a place where his cultural statements could be made, functioning not only as a cultural center located north of the country, but also as a private museum of his own works.Finally, after reviewing the stylistic classification of António Teixeira Lopes' work within national historiography, under the light of nineteenth century’s international artistic historiography, and taking into assumption what António Teixeira Lopes thought about art and also what we could understand of his method of work, we tried to demonstrate that his stylistic classification as a naturalist deserved a new look. It is on this context, that this proposal took place.
The present dissertation is a proposal to interpret the work of António Teixeira Lopes as a sculptur in the national and european artistic historiography, starting with the pieces donated by him in 1933 and which can be found at the Museum House in Vila Nova de Gaia. The selection is thus based on the narrative that António Teixeira Lopes chose for himself when, through the donation, he claimed a place he understood as being rightfully his in the history of Portuguese art. Analyzing the legacy composed by his Memories, his House and, of course, his assets – both, professional and private – we sought to understand the artist's preferences, his self-image and the way he intended to be remembered. In this sense, in Paris or, later, in Vila Nova de Gaia, the artist's professional character was firstly characterized by his academic formation, the cultural environment in which he found himself and also by the contacts and trips that he made. Then, we analyzed the strategy he built around the donation contract and around the House itself, this one being his own personal stage; a place where his cultural statements could be made, functioning not only as a cultural center located north of the country, but also as a private museum of his own works.Finally, after reviewing the stylistic classification of António Teixeira Lopes' work within national historiography, under the light of nineteenth century’s international artistic historiography, and taking into assumption what António Teixeira Lopes thought about art and also what we could understand of his method of work, we tried to demonstrate that his stylistic classification as a naturalist deserved a new look. It is on this context, that this proposal took place.A presente dissertação constitui uma proposta de interpretação da obra escultórica de António Teixeira Lopes no seio da historiografia artística nacional e europeia, a partir das peças doadas pelo escultor em 1933, que se encontram presentes na Casa-Museu, em Vila Nova de Gaia. A seleção encontra-se, desta forma, assente na narrativa que o próprio António Teixeira Lopes entendeu construir quando, através da doação, reclamou para si um lugar na história da arte portuguesa.Analisando o legado composto pelas Memórias, a casa e o espólio – profissional e privado – procurou-se entender as preferências do artista, a sua autoimagem e o modo como pretendeu ser recordado. Nesse sentido, em Paris ou, mais tarde, em Vila Nova de Gaia, procedeu-se, primeiro, à caraterização profissional do artista na sua formação académica, no círculo cultural em que se inseriu ou nos contactos e viagens que efetuou. Em seguida analisou-se a estratégia montada em torno do contrato de doação propriamente dito e a da casa enquanto palco de vivência e afirmação do escultor, funcionando esta não só como um centro cultural localizado a norte do país, como também como um museu particular de exposição das suas obras.Por último, após uma revisão da classificação estilística da obra de António Teixeira Lopes, no seio da historiografia artística nacional à luz da internacional do século XIX e partindo do que António Teixeira Lopes pensava sobre arte e do entendimento do seu método de trabalho, procurou-se demonstrar que a classificação estilística do mesmo como naturalista merecia revisão. Neste âmbito, avança-se com uma proposta de interpretação da obra de António Teixeira Lopes no campo da escultura do final do século XIX em Portugal.
Descrição: Dissertação de Mestrado em História da Arte, Património e Turismo Cultural - extinto apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/85405
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
TESE FINAL.pdf69.9 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

609
Visto em 14/mai/2024

Downloads 50

449
Visto em 14/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons