Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85395
Título: Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação - Educação não formal no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Outros títulos: Report of Internship to obtain the Master's degree in Educational Sciences - Non-formal education in the Botanic Garden of the University of Coimbra
Autor: Oliveira, Tânia Catarina Sousa 
Orientador: Nascimento, Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira
Palavras-chave: jardim botânico; ensino e divulgação da ciência; educação não formal; botanic garden; science education and dissemination; non-formal education
Data: 28-Fev-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação - Educação não formal no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Local de edição ou do evento: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Resumo: Resumo: O presente relatório apresenta o percurso experienciado no âmbito do estágio curricular de mestrado em Ciências da Educação realizado entre outubro de 2015 e julho de 2016 no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC). Fundado em 1772 por Marquês de Pombal e com uma área aproximadamente de 13 hectares, o JBUC localiza-se na Alta da Cidade de Coimbra. É um espaço onde prevalece a cultura e o património, incluindo elementos arquitetónicos, articulando o espaço verde com o espaço urbano. Membro da Associação Ibero-Macaronésia de Jardins Botânicos e da Botanical Gardens Conservation International (BGCI), o jardim desenvolveu-se com o propósito de se tornar um centro de biodiversidade, investigação científica, educação, conhecimento e conservação de espécies, é um lugar inspirador e promotor da aprendizagem. Intitulado “Educação não formal no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra”, o relatório enquadra e descreve a atividade que aí desenvolvemos e que procurámos adequar às caraterísticas do local, à sua missão e dinâmica, atendendo aos seus diversos domínios de atividade. Apresenta um levantamento que realizámos através de inquérito por questionário, com a finalidade de conhecer o público visitante do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e recolher algumas das suas opiniões e perceções relativamente ao mesmo. São descritas também as atividades pedagógicas realizadas durante o estágio, que nos permitiram o aprofundamento e o desenvolvimento de saberes e competências, em particular no domínio da divulgação de ciência e da educação ambiental em contextos de educação não formal.
Abstract: This report presents the experience of the curricular internship of the Master in Science Education between October 2015 and July 2016 at the Botanic Gardens of the University of Coimbra (JBUC). Founded in 1772 by Marquês de Pombal and with an area of approximately 13 ha, JBUC is located in the High City of Coimbra. It is a space where culture and heritage prevail through architectural elements, articulating the green space with the urban space. Member of the Ibero-Macaronesia Association of Botanical Gardens and the Botanical Gardens Conservation International (BGCI), this garden has been developed with the purpose of becoming a center of biodiversity, scientific research, education, knowledge and conservation of species, it is an inspiring place that promotes learning. Entitled "Non-formal education in the Botanical Garden of the University of Coimbra", this report describes the activity that we developed there as we tried to adapt to the characteristics of the place, to its mission and its dynamics, attending to its diverse domains of activity. It presents a survey that we conducted using a questionnaire, with the purpose of getting to know the visitors' public of the JBUC and gathering some of their opinions and perceptions regarding it. Also it describes the pedagogical activities carried out during the internship, which allowed us to deepen and develop knowledge and skills, particularly in the field of dissemination of science and environmental education in non-formal education contexts.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85395
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relat_Estag_Tania_Oliveira.pdf1.43 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

672
Visto em 16/jul/2024

Downloads 50

503
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons