Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/85369
Title: | Percepção dos professores sobre a formação contínua e seu impacto no desenvolvimento profissional | Other Titles: | TEACHERS' PERCEPTION ABOUT CONTINUOUS TRAINING AND ITS IMPACT ON THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT | Authors: | Fritsch, Daiane Fátima de Godois | Orientador: | Barreira, Carlos Manuel Folgado | Keywords: | Percepções dos professores; Desenvolvimento profissional; Impacto da formação contínua.; Teacher Perceptions; Professional development; Impact of continuing training | Issue Date: | 26-Oct-2018 | Serial title, monograph or event: | PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A FORMAÇÃO CONTÍNUA E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL | Place of publication or event: | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade de Coimbra | Abstract: | Atualmente, com as diversas funções atribuídas a profissão docente e a evolução na imagem do professor, passou a exigir-se cada vez mais uma formação permanente que garanta a atualização de conhecimentos e a mobilização de competências e saberes para o desenvolvimento profissional docente. A formação contínua tem constituído mais um suporte para que o professor desempenhe as suas funções com a eficiência e eficácia necessárias à melhoria da qualidade na educação. Devido também à extensão e diversidade de contextos educativos existentes no Brasil, a formação profissional dos professores não é realizada da mesma maneira em todas as suas regiões, assim os professores do interior do país podem não ter as mesmas percepções do que os professores de grandes centros. Neste âmbito, a investigação teve como objetivo conhecer as percepções dos professores de um município do interior do Brasil acerca da formação contínua e do seu impacto no desenvolvimento profissional. Pretendeu-se ainda caracterizar as atividades e ações de formação contínua que os professores mais frequentam, identificar o impacto dessas atividades e ações no desenvolvimento profissional docente e verificar quais as necessidades de formação contínua dos professores.Com vista a alcançar os objetivos propostos, foi aplicado um questionário para professores e coordenadores de escolas da rede municipal. Os resultados revelam que os professores valorizam a sua profissão, participam e reconhecem a importância da formação contínua em seu desenvolvimento profissional, embora considerem que ainda existam necessidades relevantes por cumprir. Daí a importância da participação dos professores na escolha de temas voltados para os interesses de cada contexto escolar e a otimização do tempo reservado para este fim através de ações na própria unidade escolar com a criticidade e reflexão necessárias. Nowadays, various functions are attributed to the teaching profession and the evolution of teacher’s image. There has been an increasing demand for permanent training that guarantees the updating of knowledge and the mobilization of skills required for the professional teacher development. Continuing education has been an added support for the teachers in order to perform their functions with the necessary efficiency and effectiveness required to develop the quality of education. Considering also the extension and diversity of educational contexts in Brazil, the professional training of teachers is not carried out in the same way in all its regions. Teachers from the interior part of the country (rural areas) may not have the same perceptions as teachers have in large urban centers.In this context, the purpose of this study was to know the perceptions of the teachers belonging to small city, located in interior part of Brazil, about the continuing education and its impact on the professional development. This study also aimed to characterize the activities and actions of continuing education that teachers attend, to identify their impact on the professional development of teachers and to verify the needs of continuing education for teachers.To achieve these goals, a questionnaire survey was conducted on the teachers and school coordinators of that small city. The results show that teachers value their profession, participate and recognize the importance of continuing education for their professional development. Although, they also recognize the needs for actions in other areas that are not yet offered. Hence, the importance of the participation of teachers in the choice of topics focused on the interests of each school context and of the optimization of the time for this purpose, through actions in the school with the criticality and reflection needed. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/85369 | Rights: | closedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | Login |
---|---|---|---|---|
Dissertacao__Daiane__Godois.pdf | 1.93 MB | Adobe PDF | Request a copy |
Page view(s) 50
510
checked on May 7, 2024
Download(s) 50
310
checked on May 7, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License