Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85366
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva-
dc.contributor.authorBastos, Liliana Pereira Rodrigues Martinho de-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:15:27Z-
dc.date.available2019-03-18T23:15:27Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85366-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA inovação grupal permite às organizações alcançar vantagem competitiva. Neste sentido, compreender os fatores que influenciam essa variável tem sido o objeto de estudo de diversas investigações. Com base numa abordagem de tipo IMOI, a presente dissertação teve como objetivo analisar, em contexto de equipas com algum grau de virtualidade, a relação entre a confiança e a inovação grupal, considerando o comprometimento afetivo com a equipa como variável mediadora. Para a prossecução do objetivo enunciado foi realizado um estudo empírico, de natureza transversal, incidindo sobre 57 equipas de trabalho portuguesas de diversos setores de atividade. Recorrendo ao inquérito por questionário como método de recolha de informação, os dados foram analisados ao nível grupal, tendo sido testado um modelo de mediação simples, com recurso ao PROCESS. Os resultados revelaram uma relação positiva e estatisticamente significativa entre a confiança grupal e o comprometimento afetivo com a equipa, e valores próximos da significância estatística (marginalmente significativos) no que diz respeito à relação entre o comprometimento afetivo e a inovação grupal. A hipótese de mediação não foi suportada. Estes resultados reforçam a literatura que alerta para a relevância da confiança grupal como estratégia para aumentar o comprometimento afetivo com a equipa e sugerem que este pode constituir uma variável a não negligenciar na promoção da inovação grupal. .por
dc.description.abstractGroup innovation enables organizations to achieve competitive advantage. In this sense, understanding the factors that influence this variable has been the object of study of several studies. Based on an IMOI approach, this dissertation aimed to analyze, in the context of teams with some degree of virtuality, the relationship between trust and group innovation, considering the affective commitment with the team as a mediating variable. To achieve the proposed objective, an empirical study was carried out, with a cross-sectional nature, focusing on 57 Portuguese work teams from different sectors of activity. Using the questionnaire survey as a method of collecting information, the data were analyzed at group level, and a simple mediation model using PROCESS was tested.The results revealed a positive and statistically significant relationship between group trust and affective commitment with the team, and values close to the statistical significance (marginally significant) regarding the relationship between affective commitment and group innovation. The mediation hypothesis was not supported. These results reinforce the literature that consider of the relevance of group trust as a strategy to increase the affective commitment with the team and suggests that it may constitute a variable not to neglect in promoting group innovation. .eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectConfiança grupalpor
dc.subjectComprometimento afetivo com a equipapor
dc.subjectInovação grupalpor
dc.subjectVirtualidade da equipapor
dc.subjectGroup trusteng
dc.subjectAffective commitment to the teameng
dc.subjectGroup innovationeng
dc.subjectTeam virtualityeng
dc.titleO papel mediador do comprometimento afetivo com a equipa na relação entre a confiança e a inovação em equipas com algum grau de virtualidadepor
dc.title.alternativeThe mediating role of the affective commitment with the team in the relationship between trust and innovation in teams with some degree of virtualityeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO papel mediador do comprometimento afetivo com a equipa na relação entre a confiança e a inovação em equipas com algum grau de virtualidadepor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202194930-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBastos, Liliana Pereira Rodrigues Martinho de::0000-0001-6250-3365-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
uc.degree.elementojuriAlves, Marta Sofia Lopes Pereira-
uc.degree.elementojuriLourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva-
uc.contributor.advisorLourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1405-3835-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_Liliana_Bastos_2018.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

518
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

532
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons