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Título: Laços que (a)prendem: Integração de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo na escola
Outros títulos: Ties that (ap)prehend: Integration of children with Autism Spectrum Disorders in school
Autor: Oliveira, Soraia Patricia Taborda Santos 
Orientador: Ferreira, Isabel Susana Vilas Boas da Silva
Palavras-chave: Perturbação do Espetro do Autismo; Integração; Modelo TEACCH; Análise de necessidades; Autism Spectrum Disorder; Integration; The TEACCH model; Needs analysis
Data: 17-Jul-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Laços que (a)prendem: Integração de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo na escola
Local de edição ou do evento: Escola Martim de Freitas
Resumo: O presente relatório de estágio, integrado no 2º ano de Mestrado de Ciência das Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, insere-se na temática das Perturbações do Espetro do Autismo, com incidência na integração de estudantes com esta patologia na escola. Esta é uma temática recente, mas fundamental, visto que é na família e na escola que as pessoas com Perturbações de Espetro do Autismo iniciam as primeiras interações sociais. Este estágio decorreu na escola básica de Coimbra, Escola Martim de Freitas e incidiu, principalmente, no desenvolvimento integral dos estudantes da Unidade Estruturada de Ensino. Para isso, foi realizado um trabalho de apoio e acompanhamento dos estudantes com Perturbações de Espectro do Autismo às aulas da unidade e às aulas na turma do ensino regular, planificaram-se, implementaram-se e avaliaram-se atividades e elaboram-se materiais de apoio que complementaram a sua formação. Realizou-se, ainda, um projeto de investigação com o objetivo de compreender quais as dificuldades e obstáculos dos profissionais que trabalham juntos e com os estudantes com Perturbações do Espetro do Autismo. Trata-se de uma análise de necessidades de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas. Após a realização deste estudo foi possível concluir que os principais obstáculos à prática pedagógica eficiente são a falta de recursos humanos, a necessidade de formação específica na área da educação especial e alguns impedimentos de espaço e tempo. Conclui-se, assim, que apesar dos avanços para a integração destes estudantes na comunidade escolar, este é um processo que exige uma reflexão constante na busca de estratégias que melhorem, transformem e adaptem o meio escolar à realidade dos estudantes com Perturbações do Espectro do Autismo.
The present curricular internship report, is part of the 2nd year of the Master's Degree in Educational Science of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, developed in the field of the Autism Spectrum Disorders, with focus on the integration of students with this pathology in school. This is a recent but fundamental theme because it is in the family and in school that people with Autism Spectrum Disorders initiate the first social interactions. This internship took place at an elementary school in Coimbra, Escola Martim de Freitas, and focused mainly on the integral development of the students of the Structured Teaching Unit. To that end, a work was carried out to support and accompany students with Autism Spectrum Disorders to the classes of the unit and to the classes in the regular teaching, to plan, implement and evaluate activities and prepare materials for supporting their training. A research project was also carried out in order to understand the difficulties and obstacles of professionals that working together and with students with Autism Spectrum Disorders. This is a needs analysis of a qualitative nature, using semistructured interviews. After the accomplishment this study it was possible to conclude that the main obstacles to effective pedagogical practice are the lack of human resources, the need for specific training in the area of special education and some space and time constraints. It is concluded, therefore, that despite the advances in the integration of these students in the school community, this is a process that requires constant reflection in the search of strategies that improve, transform and adapt the school environment to the reality of students with Spectrum Disorders Autism
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85346
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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